O prefeito Alex Testoni, de Ouro Preto do Oeste, recebeu na última quarta (27), em Brasília, o prêmio ANPV 2013 – Excelência de Gestão, concedido pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil – ANPV.
A solenidade de entrega ocorreu no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
Esta é a segunda vez que Ouro Preto fica entre os 100 melhores municípios do país, é o 17º prêmio que Ouro Preto conquista, quatro deles para Alex como melhor prefeito de Rondônia nesses 5 anos à frente da prefeitura.
Ouro Preto é o único município do Brasil que não tem a figura do secretário municipal, e a maioria das obras e serviços essenciais da municipalidade é executada pela administração direta.
Servidores da administração executam as obras, a prática da terceirização foi banida, gerando a redução do custo da máquina pública municipal, e economia para os cofres da prefeitura.
Toda aquisição da prefeitura de Ouro Preto é feita por Pregão Eletrônico, o que permite a negociação direta com o fabricante. O recurso de três ambulâncias semi-UTI deu para comprar quatro por essa via.
Alex Testoni recorda que a fórmula deu certo já no primeiro ano, quando a prefeitura iniciou a reconstrução das escolas públicas, do Hospital Municipal Dra. Laura Maria Braga e a construção de pontes novas na área rural.
“Passamos a gerenciar a reforma de colégios, do hospital, a iluminação pública, coleta de lixo e o patrulhamento das estradas municipais. Com esse modelo de gestão, quase dobramos a nossa capacidade de investimentos”, diz o prefeito.
“As conquistas têm o apoio político do governo estadual, dos parlamentares federais que indicaram investimentos ao município e, principalmente, dos servidores municipais, que são o maior orgulho da nossa administração”, acrescentou.
Outra particularidade do prefeito Alex Testoni é nunca ter utilizado uma diária, passagem ou combustível da prefeitura. O veiculo e o telefone também são pessoal.
O prêmio ABVN 2013 O prêmio concedido ao prefeito Alex Testoni é em reconhecimento às políticas públicas sustentáveis desenvolvidas, e pela responsabilidade com a gestão e competência em vários setores da administração pública do município de Ouro Preto do Oeste.
O levantamento para a seleção dos melhores prefeitos levou em consideração ações e projetos ajustados à eficiência e gerenciamento estratégico; cumprimento de metas nas área da saúde e educação, implementação de programas de capacitação e geração de emprego para os jovens, preservação do meio ambiente, e pelo espírito de empreendedorismo, dinamismo e adoção de orçamento participativo.
Faça um comentário