IPTU 2014 com desconto de 10% em Ji-Paraná

Luiz Fernandes Ribas MottaDesde o dia 7 de abril os contribuintes de Ji-Paraná começaram a receber os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício fiscal de 2014. A entrega está sendo realizada via correios nas residências ou outros endereços fornecidos pelos munícipes. A prefeitura está concedendo desconto de 10 % aos proprietários  de imóveis ou terrenos que efetuarem o pagamento do imposto em quota única até o dia 30 de abril. Para quem optar pelo parcelamento, este poderá ser pago em até oito vezes, sendo que neste caso, a parcela mínima não deve ser inferior a 55 reais.

De acordo com o secretário municipal de fazenda, Luiz Fernandes Ribas Motta, a previsão é de que o município supere o montante da arrecadação deste ano em relação ao de 2013. “Isto deverá ocorrer porque o Município contratou o serviço de georeferenciamento por satélite, que fotografou todos os imóveis e as ampliações realizadas pelos moradores, contabilizando um total de 46 mil edificações”, informou. “Com isto, os valores lançados estão na casa de R$ 12 milhões em 2014”, complementou Luiz Fernandes.

 

Ainda conforme o secretário, o contribuinte que não receber o carnê em tempo hábil, deve procurar a Gerência de Arrecadação na Subprefeitura, localizada na Avenida Brasil, esquina com a T-18, no Segundo Distrito, ou ainda acessar o carnê pelo site da prefeitura para a retirada do documento observando que a data limite para o pagamento com desconto é o dia 30 de abril.

 

Inadimplência – Em Ji-Paraná a muitos contribuintes não pagam IPTU. Em 2013, por exemplo, a prefeitura lançou R$ 6 milhões e conseguiu arrecadar menos de 50 % desse montante.  “Esta tem sido a média da inadimplência em Ji-Paraná, uma das mais altas do Estado de Rondônia”, ressaltou.

Outro alerta dado também por Luiz Fernandes, diz respeito aos contribuintes que  tiveram seus nomes inscritos na Divida Ativa perante o Município. Para evitar complicações, o melhor é buscar o parcelamento dos débitos junto à prefeitura. “Esta providência evita que o contribuinte tenha seu nome inscrito no SPC e Serasa, ou que seja levado para protesto, sendo mais trabalhosa a regularização da situação”, lembrou.

Para saber se o IPTU possui algum débito, o interessado pode procurar a gerência de Arrecadação ou entrar no site da prefeitura: www.ji-parana.ro.gov.br e acessar o link Serviços Online emissão de guias, consultas e certidões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*