Precisa mesmo acreditar ou está blefando? O líder Tucano Expedito Júnior chega a ser convincente quando jura que consegue registrar a candidatura dele a governador tanto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) como no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O problema de vice, Expedito já resolveu: será mesmo Neodi Carlos (PSDC) – partido do Edgar do Boi. Aliás, o PSDB é o único que tem vice definido.
Precisa-se de um vice
O Senador Ivo Cassol (PP-RO) está em busca de um vice. Como eu já havia escrito em outras outras oportunidades, Cassol deu o golpe nos aliados e lançou a irmã dele, Jaqueline. A verdade é que Cassol quer a todo custo voltar a governar Rondônia e fazer xixi na cabeça dos adversários. Ah, Maurão de Carvalho (PP) dançou – será mesmo candidato a deputado estadual.
Quem vai pra disputa
A tendência neste momento possam existir quatro ou cinco candidatos a governador: o PSOL que vai para a disputa sozinho, Confúcio Moura (PMDB) à reeleição, Jaqueline Cassol (PP) que precisa de um vice, Expedito Júnior (PSDB) que depende da Justiça Eleitoral, e Padre Ton (PT).
Vice do PMDB
A possibilidade de o PT indicar o vice de Confúcio Moura (PMDB) é 90% maior que Padre Ton sair candidato a governador. A tendência mesmo é que Fátima Cleide seja a vice e Ton seja candidato a depurado federal ao ado de Roberto Sobrinho e Anselmo de Jesus dentro da super coligação com o PMDB e o PTB trazendo Nilton Capixaba. Eles almejam eleger pelo menos seis deputados federais.
Segundo turno
O segundo turno em Rondônia poderíamos Confúcio x Expedito ou Confúcio X Jaqueline Cassol. Como disse em outras oportunidades: quatro ou mais candidatos a governador só beneficia Confúcio Moura (PMDB).
Confúcio torce por Expedito
Perceba a ironia: Expedito como candidato atrapalha Ivo Cassol e favorece Confúcio. Expedito e Cassol nadam na mesma praia eleitoral. Se não tiver Expedito por inlegibilidade, sacaneia com o PMDB porque a eleição será polarizada entre Jaqueline e Confúcio. O PSOL não fede e nem cheira no processo.
Dúvida Cruel
Pesando estas possibilidades, o PMDB ainda analisa se ter o PT de vice não seria um risco. Aliás, vejo ainda uma outra alternativa: caso Expedito fique de fora da disputa, Neodi assume como candidato a governador e poderia até mesmo ter incentivo do PMDB para não desistir (isso poderia representar apoio financeiro?). Isso tudo para não deixar Cassol polarizar a disputa com Confúcio, que tem rejeição significante.
Eficiente demais
Politicamente Cassol é muito perigoso porque, se ele fosse algemado pra cadeia, conseguiria sair como vítima e, ainda, teria a maioria dos votos não só dos agentes penitenciários como dos presos.
Por outro lado, Cassol tem se demonstrado um zero à esquerda no Senado. Apareceu algumas vezes em nível nacional, mas foi em situação de vexame.
Faça um comentário