Todos os caminhos levam à possibilidade de o deputado estadual Maurão de Carvalho (PP) se torne o novo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia para o próximo biênio.
Concorrência
Apesar do deputado petista Ribamar Araújo ter confidenciado para alguns amigos de que só será candidato à presidência por questões de compromissos assumidos, não será tarefa fácil para que ele consiga gente suficiente para registrar uma chama.
Praticamente certos
Alguns nomes para a nova mesa diretora já estariam definidos. Entre eles, o do deputado Edson Martins (PMDB), que seria o primeiro vice presidente, além de Hermínio Coelho (PSD) segundo vice-presidente, (cargo sem poder algum na mesa).
Manejo sustentável
O nome do deputado Lebrão (PTN) surge como opção para ser o primeiro secretário, no entanto, fontes afirmar que ele poderia ser indicado para se tornar o Diretor-Geral do DER. Com isso, o suplente de deputado estadual de Cerejeiras, Ezequiel Neiva assumira com deputado.
Opções femininas
Na possibilidade de Lebrão ir para o DER, o cargo de primeiro secretário poderia ficar nas mãos de uma mulher: Glaucione (PSDC) ou Rosângela Donadon (PMDB). Marcelino Tenório (PRP) poderia ser o segundo ou terceiro secretário da mesa. Os demais cargos da mesa, leia-se comissões permanentes, ainda fazem parte das negociações. Esses cargos de grande importância que são objeto de peso nos acordos. Entre eles a Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) e Comissão de Finanças, Economia, Tributação e Orçamento são as mais cobiçadas.
Cargos em comissões
Não menos importantes, têm ainda as comissões de Agropecuária e Política Rural; Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso; Comissão de Defesa do Consumidor; Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; Comissão de Educação e Cultura; Comissão de Esporte, Turismo e Lazer; Comissão de Fiscalização e Controle; Comissão de Habitação e Assuntos Municipais; Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Comissão de Organização Administrativa; Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social; Comissão de Segurança Pública; Comissão de Transportes e Obras Públicas e Comissão Parlamentar Processante Provisória.
roberto de presidente da ALE pode sair o proximo governador ?????????
Isso só aconteceu com o Piana. Não existe ainda na Ale nome com suporte para se tornar governador em 2018. Trabalhar isso requer muitas ações. o atual presidente, não fosse o perfil de sindicalista barrela, teria tudo para isso, mas, esqueceu o elementar para se fazer um líder: não falar mal de todos os adversários ao mesmo tempo. O cara é barraqueiro demais.