O governo de Rondônia encaminhou à Secretaria de Aviação Civil (SAC) um documento apresentando o interesse em assumir a administração do aeroporto que será construído em Ariquemes. Quando em operação, o aeroporto atenderá o Vale do Jamari, que tem cerca de 300 mil habitantes. A iniciativa do governo foi comemorada pelos representantes dos empresários de Ariquemes, pois a manifestação do Governo do Estado em administrar o futuro aeroporto é um dos pré-requisitos para que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) dessa continuidade a elaboração do projeto e licitação da obra.
“Esse ato é importante, pois mostra que depois de construído o aeroporto não ficará abandonado e o Governo do Estado vai assumir a infraestrutura necessária para que o aeroporto funcione normalmente”, explica o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), José Vilas Boas.
Atualmente, Ariquemes possui um aeródromo, com pista de pouso e decolagem para voos particulares. Por falta de infraestrutura, segundo a Acia, o aeródromo deixa de atender mais de cinco mil pessoas do município e de cidades vizinhas.
O novo aeroporto possibilitará o pouso e a decolagem de aeronaves de grande porte, com até 250 passageiros. Os recursos para construção do aeroporto são oriundos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) e contrapartida do estado.
O coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento de Estrada e Rodagens de Rondônia,engenheiro Humberto Fayal, explica que o governo encaminhou a declaração à SAC informando que tem interesse em administrar o aeroporto e que os próximos passos são levantamento de georeferenciamento e a certidões ambientais para em seguida iniciar a procedimento licitatório para contratação de empresa especializada em elaboração do projeto, a aprovação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e uma licitação para a execução das obras.
Aeródromo
O aeródromo de Ariquemes, foi implantado há 30 anos. A pista é asfaltada possuindo 1.306 metros de comprimento e 19 metros de largura; e está localizado a cinco quilômetros do centro da cidade.
Durante esse tempo, o aeródromo recebeu apenas voos comerciais no período de um ano. Atualmente é utilizado somente para voos particulares de pequenas aeronaves e aulas de pilotagem. Em Ariquemes existem cerca de 30 aeronaves, entre ultraleves e helicópteros, que utilizam o aeródromo diariamente.
Fayal informa que o aeródromo funciona para voos particulares devido a benfeitorias executadas pelo governo de Rondônia, tais como a implantação do sistema de balizamento noturno da pista de pouso e decolagem, o que possibilita operações aéreas 24 horas por dia. “Vale ressaltar que se tais ações não fossem tomadas pelo Estado, o Aeródromo de Ariquemes, perderia sua inscrição na Secretaria de Aviação Civil da presidência da República SAC, deixando de existir”, esclarece Fayal.
Fonte
Texto: Suely David
Fotos: Wilmar Goiano
Decom – Governo de Rondônia
Faça um comentário