No evento em que foi assinada a ordem de serviço para a contratação do projeto básico e execução da obra de esgotamento sanitário, que beneficiará 43 bairros de Porto Velho, nessa segunda-feira (10), o governador Confúcio Moura disse que tão logo esta e outras obras em execução destinadas a oferecer 100% de água tratada estiverem concluídas, a avaliação de órgãos federais que medem a qualidade de vida será outra.
O governador registrou a marca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que confere a Rondônia de 1% a 2% de esgoto em todo o Estado. “Temos em Alvorada do Oeste e um pouco em Cacoal. O restante do Estado é zero por cento; somente existe a fossa comum, que todos nós temos em casa”, afirmou, após relatar que foi muito difícil licitar o projeto em razão do desafio que encerra e o volume de recursos envolvidos.
“Estamos satisfeitos, e desejo que as empresas desenvolvam seu trabalho como esperado. São 50 meses de trabalho, são quatro anos, e espero que o consórcio possa nos surpreender e entregar esta obra antes de concluir meu mandato. Vamos fazer um esforço para acelerar as obras. Gostaria muito de entregar à população de Porto Velho, que vai apresentar mais qualidade de vida”, ressaltou.
Confúcio Moura disse que na Capital existem outros três contratos para dotar a cidade de cobertura total de sistema de abastecimento de água tratada. “Dois contratos estão em execução, e um está aguardando autorização da Caixa para reiniciar, para que a Capital tenha 100% de água tratada”, garantiu.
Além de Porto Velho, o governador citou também obra em Rolim de Moura, com investimentos de quase R$ 40 milhões defendidos pelos deputados federais Marinha Raupp e Lindomar Garçon e pelos senadores do Estado, além da execução de esgotamento sanitário em Jaru, cuja ordem de serviço já assinada prevê 100% de cobertura. “Temos também obras em Ji-Paraná, apenas aguardando autorização da Caixa para licitar o esgotamento sanitário. É um investimento de R$ 179 milhões, e a obra atenderá 100% da cidade”, destacou.
Porto Velho, que experimenta, nas palavras do vice-prefeito Dalton Di Franco, uma parceria com o governo estadual nunca vista em sua história, “vai virar a página”, conforme o governador.
“Queremos ver Porto Velho bonita, digna, saneada, orgulhosa. Porto Velho tem de ser o salão de visitas do Estado de Rondônia. Aqui é a Capital do Estado, temos de puxar para cima a vaidade do rondoniense, que tem de encher a boca e dizer ‘eu moro em Porto Velho, com muito orgulho’”, ressaltou.
Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Esio Mendes
Decom – Governo de Rondônia
Por favor, se você pudesse divulgar essa informação seria de grande utilidade: http://blogdomardem.blogspot.com.br/2015/08/itapaje-idosa-tenta-reencontrar-irmao.html