Willian Luiz – Em sessão realizada nesta segunda-feira (05), a Câmara dos Vereadores de Presidente Médici/RO aprovou as contas da Administração Municipal. Os parlamentares acompanharam a decisão do Tribunal de Contas do Estado – TCE, que julgou favorável a contabilidade da Prefeitura.
Por volta de meia-noite, a prefeita Maria de Lourdes Dantas Alves, a Lurdinha do Sindicato, foi informada de que a sessão parlamentar acabava de referendar a aprovação do TCE sobre suas contas. Ao tomar conhecimento do resultado da votação, a gestora demonstrou satisfação e apreço pelo Poder Legislativo que, para ela, cumpriu com justeza um dever que também é o de julgar.
Como a aprovação pela Corte de Contas de Rondônia foi concluída com duas ressalvas de âmbito puramente técnico e sanável, a matéria encontrou resistência por parte de alguns dos vereadores oposicionistas ao governo. Contudo, a oposição sucumbiu e não prosperou ao tentar convencer os pares para votarem contrariamente ao TCE.
Para Lurdinha, a atuação da Câmara durante toda a sua gestão foi democrática, independente e muito produtiva. “Nossos vereadores foram justos, respeitaram e reconheceram que o órgão de controle TCE detém a técnica e os fundamentos jurídicos para aprovar as contas, mas cabe ao Legislativo a incumbência legal final de decidir sobre as contas públicas”, observou.
Da mesma forma analisou o Vereador Jorge do Idaron (PT). O edil destacou que a decisão da Casa de Leis mediciense aglomera uma diversidade de ideários políticos, mas que se mantem unida e na defesa do desenvolvimento da Municipalidade. Jorge informou que a votação foi apertada, mas o senso de Justiça e da democracia prevaleceu, sagrando positivamente a finalização do mandato da Prefeita Lurdinha.
As contas aprovadas são referentes ao exercício de 2013. Da sessão participaram convidados como a Promotora de Justiça, o recém-eleito Prefeito Edilson Alencar e seu Vice, Zé Ribeiro, além de populares que assistiram à votação.
Faça um comentário