A Prefeitura de Ji-Paraná lidera em Rondônia, o ranking do Conselho Federal de Administração (CFA) que avalia os índices de Gestão nas administrações públicas municipais (IGM-CFA). Os índices de Ji-Paraná, segundo a CFA, no ano de 2016, figuram entre os melhores do País.
Os indicadores aferidos pelo Conselho Federal de Administração reúnem diferentes variáveis indispensáveis para atestar a qualidade da gestão dos municípios. A intenção do CFA com a avaliação é dar parâmetros de eficiência aos gestores públicos e, especialmente, coibir a falta de planejamento e controle, o desperdício de dinheiro público e a corrupção.
Lançado em dezembro de 2015, um dos principais pontos positivos é contribuir para melhorias e ajustes na gestão dos municípios, sendo um insumo indispensável para os prefeitos na elaboração de políticas públicas.
O IGM-CFA é um referencial para o planejamento estratégico dos municípios. Os prefeitos podem elaborar e justificar a captação de investimentos e melhorar os índices dos municípios, mediante a utilização de 60 indicadores, da qualidade da gestão pública municipal, dos gastos e das finanças e da entrega de resultados para a sociedade.
Para o prefeito de Ji-Paraná, Jesuldo Pires (PSB), a avaliação da gestão ji-paranaense é muito positiva, uma vez que, o indicador criado pelo CFA é bastante completo, porque de agrega as informações de diversas variáveis como educação, saúde, gestão, gestão fiscal, gestão ambiental, transparência, informatização, planejamento urbano, articulação institucional, recursos humanos, habitação, vulnerabilidade social, e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
O estudo reúne ainda dados de índices já consolidados no mercado como o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros.
A avaliação da gestão administrativa de Ji-Paraná realizada pelo CFA pode ser acessada pelo endereço eletrônico: http://cgp.cfa.org.br/igm/lista.php .
Faça um comentário