Desde o ano passado um grupo de apoio para mães de crianças com deficiência, atendidas no Centro Especializado de Reabilitação (CER) em Ji-Paraná, tem colhido bons resultados. O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Departamento de Serviços Especializados.
Atualmente 15 mães participam do grupo que tem o objetivo de promover a orientação em relação a fisioterapia e o processo de neuroreabilitação das crianças, trocar experiências e conversar sobre os resultados encontrados com o atendimento especializado.
As sessões de reabilitação são realizadas três vezes por semana no CER. Os pacientes precisam ter o encaminhamento médico para participar das atividades. São atendidas em cada horário no máximo três pacientes.
Segundo a fisioterapeuta Jackeline Siqueira Spricigo, a intenção é que as mães façam parte do acompanhamento de forma ativa. “Trabalhamos aqui no CER para que os exercícios e atividades executadas dentro da sala de reabilitação possam ser feitos por elas em casa junto à família. Com isso, o desenvolvimento da criança é melhor”, explicou a fisioterapeuta.
Depois da criação do grupo houve avanços e vários benefícios. “As crianças evoluíram muito. Aquelas que não andavam ou sentavam, começaram a andar e sentar. Além disso, tivemos o acompanhamento das crianças junto a outros profissionais. E isso é fundamental para o processo de reabilitação.”, ressaltou a fisioterapeuta Jackeline Spricigo.
Faça um comentário