Até o fim do mês de abril todos os contribuintes receberão os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019, emitidos pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). Os correios iniciaram nesta semana a distribuição dos mais de 53 mil talões. O imposto pode ser pago em até oito vezes e quem quitar à vista terá desconto de 10%. O vencimento da parcela única e da primeira parcela é o dia 13 de maio de 2019.
O imposto não sofreu reajuste, apenas o realinhamento conforme a taxa de referência, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é uma exigência da legislação tributária.
Caso o contribuinte por algum motivo não receber o carnê, pode imprimir o boleto pelo site da Prefeitura: www.ji-parana.ro.gov.br, no link Serviços/IPTU. Também é possível gerar o talão indo até a Gerência de Arrecadação na Subprefeitura, que fica localizada na Avenida Brasil, esquina com T-18, bairro Nova Brasília, segundo distrito da cidade.
O secretário municipal de Fazenda, Luiz Fernandes Ribas Motta, explica que alguns cidadãos têm isenção do imposto.
“Pessoas com deficiência, viúvas e idosos com mais de 65 anos de idade não precisam pagar IPTU. Quem ainda não está isento deve fazer o pedido junto a Gerência de Arrecadação do município. O benefício é concedido se a pessoa tiver renda de até três salários mínimos e morar no imóvel tributado”, disse o secretário.
Imposto Predial e Territorial Urbano é essencial para que a população receba investimentos. “O imposto é uma das principais fontes para que a prefeitura realize melhorias no município. Mas muita gente deixa de pagar o IPTU. O índice de inadimplência em Ji-Paraná é um dos mais altos do estado, chegando a 45%”, observou o secretário.
Os contribuintes que não quitarem o IPTU podem ter os débitos inscritos em dívida ativa.
Faça um comentário