Aumentar a segurança dos pedestres nas vias urbanas do município e reduzir acidentes. Estes são os principais objetivos das 57 faixas de pedestres elevadas que estão sendo construídas em Ji-Paraná pela prefeitura Municipal.
As faixas estão sendo instaladas nas proximidades das unidades básicas de saúde (UBS), escolas municipais e estaduais e órgãos públicos, onde há maior incidência da travessia de pedestres nas ruas.
As obras estão sendo executadas pela empresa Betel LTDA e os recursos investidos fazem parte de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), no valor de R$ 706.935,00, com contrapartida da Prefeitura de R$ 70.639,00.
As faixas elevadas melhoram a visibilidade do motorista, já que são maiores que as faixas convencionais e exigem ampla sinalização da via. “Estas faixas contemplam três funções importantes para o trânsito: reduzir a velocidade dos veículos, já que funciona como lombada, reduzir acidentes aumentando a segurança na via e dar mais acessibilidade às pessoas com a mobilidade reduzida”, lembrou o Prefeito Marcito Pinto (PDT).
Com a implantação deste novo modelo de faixas na cidade, o prefeito espera que ocorra também uma mudança positiva no comportamento dos condutores de veículos. “Como a faixa elevada não é um dispositivo isolado, ela vem acompanhada de um conjunto de sinalização, que obriga os veículos a se aproximarem numa velocidade mais segura da travessia, faz com que ocorra também uma mudança no comportamento do condutor que passa a trafegar com mais cuidado e a respeitar as faixas com travessias de pedestres”, finalizou Marcito.
Faça um comentário