Morreu nesta Madrugada, vítima das complicações de um câncer nos intestinos, o ex-deputado Estadual de Rondônia Aurindo Coelho. Aurindo estava em tratamento de saúde em Belo Horizonte/MG e por volta das 4 horas deste domingo, não resistiu. Por falta de voo comercial, o corpo dele será transportado de carro para a cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, cidade na qual ele e os quase cinco mil parentes das famílias Cortes, Coelho e Venâncio residem.
Os primeiros membros da família Coelho, Cortes e Venâncio chegaram a Rondônia no início da colonização agrária a partir de 1970. O primeiro deles foi Belizário Coelho (1969), irmão do pai de Aurindo, seu Olavo Coelho. Nesta mesma leva vieram para Rondônia os patriarcas Inácio Venâncio (1971) e Nelson Cortes. Curioso saber que a união matrimonial entre os membros destas três famílias remonta desde 1930: são originários da Bahia e Espirito Santo. Em Rondônia continuaram a multiplicação da vida.
Aurindo Coelho, que completaria 68 anos no próximo dia 4 de julho, era natura de Cabrália/BA. Ele chegou a Rondônia no início da década de 1980 recém-formado engenheiro civil. Trabalhou muitos anos no DER onde se aposentou. De personalidade serena e a fama de mais ouvir do que falar, se elegeu deputado estadual em 1990 e tornou-se um dos maiores apoiadores da então prefeita Joselita Araújo. A convite do então governador Osvaldo Piana Filho, Aurindo se afastou do cargo de deputado e assumiu a secretaria de Obras do Estado.
Sentimento
Um dos primos ilustres de Aurindo, o vereador Eudes Venâncio de Souza, lamentou a morte. Não perdemos apenas um parente que sempre tinha uma palavra amiga para nos dizer, mas um cidadão que sempre lutou para o desenvolvimento do nosso Estado. Ele conhecia como pucos todas as estradas rurais de Rondônia as quais, muitas delas, ajudou a abrir.
O conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Rondônia, Amadeu Machado, disse que a morte de Aurindo “é uma perda enorme para nós, seus amigos e para Rondônia”. Uma pessoa afável, educada, extremamente gentil e, acima de tudo, um homem muito digno.
Segundo o ex-senador Valdir Raupp, Aurindo era um Homem cristão e de Família, vai fazer muita falta principalmente, para sua família e amigos, Rondônia perde um ser humano Honrado e Digno.
Conforme disse Carlos Magno, o “hoje perdemos um Grande Amigo é líder do nosso Estado de Rondônia, mas, DEUS sabe de todos as coisas. Tenho certeza que pela pessoa que era, um cristão, temente a DEUS que só sabia servir o próximo com fala mansa, mas, que manifestava sempre atitudes de muito carinho, amor, companheirismo e simplicidade. Um grande Líder, um exemplar Pai de Família e um Grande amigo. Que DEUS conforte o coração de todos familiares e Que o receba no Paraiso Celestial”.
Velório
A previsão para a chegada do corpo do ex-parlamentar é para a manhã da.proxima terça-feira 14/04. O velório será na linha 101, na altura do km 5, em Ouro Preto. Aurindo deixa mulher, a contabilista Julinda, três filhos e 4 netos. O enterro será em Ouro Preto do Oeste.
Matéria atualizada às 12h25.
MEU QUERIDO AMIGO AURINDO,
NOS DEIXA UM HOMEM DE BEM, DE CARÁTER, SINCERO, AMIGO E LEAL. LEMBRO DE QUANDO NOS CONHECEMOS E SEU SORRISO ABERTO, CONTAGIANTE , LOGO ME CONQUISTOU.NOSSA AMIZADE SE PROLONGOU POR MAIS DE 25 ANOS. FOI UM EXCELENTE SECRETÁRIO DE VIAS PÚBLICAS E RURAL.AMAVA NOSSO ESTADO e se doou para ele. FIGURA ILUSTRE, MEU AMIGO AURINDO.
VOCÊ ESTÁ EM PAZ E DEIXA UMA MARCA EXTRAORDINÁRIA NOS ANAIS DA ASSEMBLÉIA E COMO SECRETÁRIO DE ESTADO