Começa a funcionar a UTI do HM de Ji-Paraná

Com 5 respiradores, liberação de recursos, contratação de pessoal, UTI de Ji-Paraná está pronta para funcionar.

Uma boa notícia para a população de Ji-Paraná. O município receberá em breve mais 5 respiradores, equipamentos fundamentais para o tratamento de pacientes graves da COVID. A conquista é fruto de uma solicitação feita pelo senador e vice-líder do governo Bolsonaro, Marcos Rogério, junto ao Ministério da Saúde. “Nessa terça-feira, eu e o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido, estivemos com o ministro Pazuello e apresentamos a necessidade de mais ventiladores pulmonares para atender a população do município. O ministro foi muito atencioso e deu sinalização positiva ao nosso pedido. Na quinta-feira, tivemos uma nova reunião, desta vez com a equipe técnica do Ministério, onde o secretário especial, Airton Cascavel, confirmou o envio dos equipamentos. A previsão é de que os respiradores cheguem ao município já na próxima semana! ”, explicou o senador.

Senador Marcos Rogério, ministro da Saúde Eduardo Pazuello  e prefeito de Ji-Paraná Affonso Cândido.
Senador Marcos Rogério, ministro da Saúde Eduardo Pazuello e prefeito de Ji-Paraná Affonso Cândido.

Com a chegada desses respiradores a capacidade de atendimento à pacientes com COVID irá dobrar. “Nesta sexta-feira, estaremos abrindo as portas da nossa UTI, no Hospital Municipal de Ji-Paraná. Somando estes equipamentos aos que já haviam sido viabilizados há alguns meses, também pelo senador Marcos Rogério, teremos 10 leitos de UTI COVID na cidade. Uma conquista muito importante para a saúde de nosso município”, afirmou o secretário de Saúde de Ji-Paraná, Dr. Álvaro Galvão.

De acordo com o prefeito Affonso Cândido, além dos ventiladores pulmonares Ji-Paraná também vai receber 5 mil testes PCR, para detecção do Coronavírus. “Gostaria de agradecer ao senador Marcos Rogério que abriu as portas e intermediou junto ao Ministério da Saúde para que nossas solicitações fossem atendidas. Agora temos condições de atender com mais qualidade nossa população e ampliar o enfrentamento à pandemia”, ressaltou Affonso.

O senador Marcos Rogério elogiou o governo federal e o pronto atendimento às demandas para combate à COVID. “Meu muito obrigado ao ministro Pazuello e sua equipe e ao presidente Bolsonaro, pois num momento de pandemia como este que estamos vivendo, agilidade é fundamental”, concluiu o parlamentar.

UTI

Segundo a doutora Maria Cândida, médica intensivista responsável, a UTI do Hospital Municipal de Ji-Paraná terá de início oito médicos, cinco enfermeiros, 24 técnicos de enfermagem num toral de 10 leitos de UTI. Essa unidade funcionará durante toda a pandemia com atendimento a Ji-Paraná e Região.

Haverá Hemodialise para atendimento no leito de UTI, gasometria Arterial, exames de tomografia, exames sanguíneo. Toda medicação já está à disposição com  a participação do governo do Estado.

Participação

Participara da reunião com o ministro da saúde em Brasília, os vereadores de Ji-Paraná Lorenil Gomes (PSDB), Negão do Isaú (MDB), Nim Barroso  (DEM), Ademilson Procópio (PTB), Joziel de Brito (MDB), Marcelo Lemos (PSD) e Beto Wosniach (PDT).

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*