Cai para 60,45% internações por Covid em Ji-Paraná

O aferimentos que reflete a redução de casos é comparado com números do último dia 10 de abril  para esta sexta-feira 23.

Nos últimos dias o Hospital Municipal Claudionor Couto Roriz registrou uma queda na casa dos 60% no número de pacientes internados em tratamento contra o novo coronavírus (Covid-19).

Na manhã desta sexta-feira (23), 34 pacientes estavam internados no Hospital Municipal, sendo que sete deles em leitos de unidade de tratamento semi-intensivo (Semi-UTI), outros 14 estavam na ala de isolamento, 11 na enfermaria do HM e dois pacientes no ambulatório do Setor de Enfrentamento Covid-19.

Em comparação com os números do dia 10 de abril, quando o Hospital Municipal recebeu 86 pacientes internados, sendo que dez pessoas estavam em leitos de Semi-UTI, 29 na ala de isolamento, 17 na enfermaria e 30 no ambulatório de Enfrentamento Covid-19, o percentual de internação caiu 60,46%.

A fila de espera na ala de triagem do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid, anexo ao Hospital Municipal, também registrou queda nos últimos dias. O atendimento na ala de triagem funciona com a classificação de cores, com os pacientes sendo socorridos de acordo com a urgência dos casos.

No começo de abril, dez pacientes estavam na fila esperando por uma vaga de transferência para leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI). Atualmente, nenhuma pessoa está na fila aguardando regulação para encaminhamento à UTI.

A diretora-geral do HM, Maria Edenite Barroso, acredita que a queda na ocupação dos leitos é um reflexo do avanço da vacinação contra a Covid-19 e do comportamento das pessoas que respeitaram às medidas de combate à doença.

“A diminuição vem em um momento em que a vacinação também está crescendo, com cerca de 10% da população de Ji-Paraná tendo recebido ao menos a primeira dose. As pessoas também entenderam a importância das medidas de combate à Covid-19”, destacou Edenite Barroso.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ivo da Silva, ressaltou que, mesmo com a queda no número de internações, Ji-Paraná não pode relaxar e os cuidados sanitários, como a higienização das mãos e o distanciamento social, devem ser mantidos.

“Não podemos vacilar! É sempre importante frisar a importância de se manter os cuidados, evitando as aglomerações, lembrar-se do uso das máscaras e do álcool em gel. A queda é o resultado desses cuidados, mas temos que manter essas medidas, para que os números não voltem a subir”, alertou Ivo da Silva.

Segundo os dados do Boletim Epidemiológico desta quinta-feira (22), desde o início da pandemia, Ji-Paraná registrou 15.189 casos confirmados, com 14.281 pessoas curadas e 488 casos ativos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*