São 50 anos de muito investimento e pesquisa naquela que foi uma das principais estações experimentais da cacauicultura no Brasil.
O deputado Lazinho da Fetagro (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar a situação de abandono que a unidade da Comissão Executiva de Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Ouro Preto do Oeste atravessa.
O parlamentar exibiu, em plenário, um vídeo que fez durante recente visita à Ceplac, mostrando a dura realidade que os servidores enfrentam com a estrutura precária.
“Fiz uma visita à Ceplac em Ouro Preto, fiquei estarrecido e estou apresentando aos senhores nesse vídeo. Triste o tratamento dado às estruturas de pesquisa e às instituições ligadas ao setor produtivo pelo Governo Federal”, denunciou.
De acordo com Lazinho, “são 50 anos de trabalho de excelência da Ceplac Ouro Preto, que agora está sendo sucateada, abandonada. Estão irrigando mudas de café, com anos de pesquisas, com regador, por falta de estrutura. É um absurdo, é inaceitável”.
Lazinho ponderou que “comprar mudas de café de fora não tem nenhum sentido. Temos um campo tecnológico formidável, mas que está sendo a cada dia sucateado pela política criminosa da União”.
O parlamentar sugeriu que seja feita uma parceria entre a Seagri e a Ceplac para a produção de mudas de café clonal para a distribuição aos produtores. “Podemos otimizar essa produção de mudas e a sua distribuição, tanto de café quanto de cacau. Trago esse pedido aqui para essa Casa”.
Faça um comentário