Os distritos da Capital de Rondônia passaram a contar com a presença de policiamento ostensivo, ação que também ajuda a prevenir ações criminosas no campo.
Lenilson Guedes – No intuito de fortalecer a segurança nas áreas rurais, o 9⁰ Batalhão da Polícia Militar (BPM) iniciou, em setembro passado o Programa de Segurança Rural do Governo do Estado. O programa é desenvolvido em todo Estado, mas o 9⁰ BPM, sediado em Porto Velho, tomou a dianteira nos distritos sob seu policiamento. Os resultados são notáveis, com impactos positivos na comunidade agrícola e uma maior aproximação dos militares com os homens simples do campo.
Os números impressionam, com mais de oitocentas propriedades rurais visitadas pelas equipes do 9⁰ BPM com aplicação de 200 placas de identificação. Essas placas foram estrategicamente instaladas, proporcionando uma identificação visual essencial para a segurança das áreas monitoradas e divulgação do programa.
Os esforços concentrados desencadearam uma redução satisfatória nos índices criminais, refletindo diretamente na tranquilidade dos habitantes locais. A presença constante das patrulhas têm promovido não apenas a inibição de atividades criminosas, mas também o fortalecimento do vínculo entre a polícia e a comunidade rural.
A eficácia dessa iniciativa destaca o comprometimento do 9⁰ BPM em promover a segurança em todas as esferas da sociedade, reforçando a importância do patrulhamento rural como estratégia fundamental na preservação da ordem e bem-estar coletivo.
Um dos maiores parceiros do programa é a sociedade organizada. Boa parte dos equipamentos foi doado pelos produtores de soja que ansiavam por maior segurança nas vias vicinais, e áreas limítrofe com estados vizinhos. O medo de invasões, abigeato e furto de defensivos foi desidratado pela presença ostensiva da Polícia Militar.
Em 2024 o programa ganhará o reforço do aplicativo RAPP, que atualmente passa por melhorias e está sendo customização para melhor atender o cidadão do campo.
Fonte: 9º BPM
Faça um comentário