Morre em Rondônia o político com o maior número de mandatos de vereador no Brasil por um mesmo partido

Jessé Mendonça Bitencourt tinha 63 anos anos de idade, foi eleito vereador em Ji-Paraná/RO  em 1992 e por sete mandatos consecutivos esteve à frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Roberto Gutierrez – Morreu às cinco horas da manhã de hoje o ex-vereador e ex-presidente do PDT em Ji-Paraná, Jessé Mendonça Bitencuort. Ele estava fazia 15 dias hospitalizado por conta de um princípio de AVC isquêmico. Somado a isso  havia as consequência de uma diabete que desencadeou vários problemas. Ultimamente estava com a visão comprometida, precisava passar por uma cirurgia cardíaca, estava debilitado e os rins haviam parado de funcionar.  A morte foi confirmada pela família nas primeira horas de hoje. O velório estava previsto para começar ao meio-dia no salão da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná. O horário do enterro será às 8h desta terça-feira, dia 02..

Veio Criança para Rondônia

Jessé era o quinto filho entre oito irmãos pequenos que ‘seo’ Ivo Alves e dona Zely Lima Mendonça Bitencuort trouxeram para Rondônia. Como a maioria dos migrantes que chegava neste cantinho da Região Norte do Brasil na década de 1970, a vinda da família Bitencuort foi uma aventura e tanto: uma viagem em caminhão pau-de-arara saindo de Salto do Céu, Mato Grosso, rumo à Vila de Rondônia, hoje Ji-Paraná.

Em 1971 Jessé foi aluno da escola Marechal Rondon. Com o segundo grau completo ingressou na Polícia Civil no início da década de 1980 e, tempos depois, se formou em Direito pela ULBRA.

De temperamento conciliador e reconhecido como “alma caridosa”, sempre pronto para servir ao próximo, acabou sendo levado à política. No começo ele resistia aos convites, mas, não teve jeito. Foi aí que se filiou ao PDT e se elegeu pela primeira vez em 1992. Já naquele momento, fez parte da chapa que lhe garantiu à condição de secretário da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, cargo no qual permaneceu durante 28 anos.

Recordista nacional

Com sete eleições vitoriosas, Jessé acabou se tornando o político com o maior número de mandatos de vereador no Brasil por um mesmo partido, o PDT. Muito embora sempre dizia com orgulho que era um Rondoniense de corpo e alma, Jessé era natural de Vila Calisto, distrito de Resplendor interior Minas Gerais. E foi esse jeito mineiro de ser, que o acabou levando à política. O PDT sempre foi seu porto seguro político no qual exerceu vários mandatos de presidente, sempre com o apoio dos parceiros políticos ‘seo’ Assis Gurgacz, do ex-vice-governador  Airton Gurgacz e do ex-senador Acir Gurgacz.

Jessé não teve filhos, mas, os sobrinhos acabaram ganhando o tio que se fez presente em todos os momentos da família dos irmãos, ajudando a formar muitos deles que hoje são profissionais liberais de terceiro grau.

 Nota de pesar

O ex-senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT também lamentou o falecimento do ex-vereador, secretário e presidente da executiva municipal da legenda. “Todos nós perdemos um grande amigo, foi um grande parceiro e muito importante para o PDT durante todos os seus mandatos no Poder Legislativo e na sua gestão à frente da Secretaria de Agricultura e Pecuária do município”, lamentou.

PDT Ji-Paraná

O Presidente Municipal do PDT, Raudson Rodrigues lamentou a peda de uma pessoa que muito contribuiu com o partido, em 42 anos de filiação e também a sociedade ji-paranaense, seja como servidor publico vereador e como Secretario de Agricultura. “Hoje, o nosso PDT está de luto por essa perda irreparável”, comentou.

Airton Gurgacz

Durante o programa ‘Alvorada ao Vivo’, o ex-vice-governador, diretor do Detran e deputado estadual, Airton Gurgacz (PDT), lamentou a morte do ex-vereador. Segundo ele, Jessé Mendonça foi mais que um colega político, foi um grande amigo. “Lamento a passagem dele, hoje, sem dúvida, é um dia muito triste”, afirmou.

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*