
Plano tarifário de Trump afeta o setor siderúrgico brasileiro, que é um dos maiores fornecedores dessas commodities para o mercado americano.
A imposição de uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio pelas importações dos Estados Unidos deve afetar diretamente o setor siderúrgico brasileiro, avaliam especialistas do mercado ouvidos pelo Terra. O plano tarifário, engendrado pelo presidente Donald Trump, irá impactar nas exportações e na indústria nacional, com queda na produção de empregos e redução no preço das ações de empresas listadas na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.
Além do Brasil, países exportadores de aço e alumínio para os EUA, como Canadá e México, também podem ser diretamente afetados. O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA, atrás apenas do Canadá. Em 2024, mais de quatro milhões de toneladas de aço saíram do território brasileiro para o americano, o que representou US$ 4,5 bilhões (cerca de R$ 26 bilhões) na nossa balança comercial e 15,5% da importação americana do produto.
Faça um comentário