…E se Trump der asilo político a Bolsonaro? Coluna do Gutierrez

...E se trump der asilo político a Bolsonaro? Coluna do Gutierrez

Tarifar o Brasil em 50% é um tiro no Pé. Não é sobre Bolsonaro ou  o Brasil nos Brics, mas, posicionamentos da Justiça brasileira contra as BigTecs.

Asilo político à vista?

Ao dizer que Jair Bolsonaro é vitima de perseguição pela Justiça no Brasil, Donald Trump deixa nas entrelinhas uma alternativa clara:  se o ex-presidente Bolsonaro pedir asilo aos Estados Unidos, Trump dirá sim. Se isso acontecer antes de uma possível prisão, que é dada como certa, qual seria a posição do governo brasileiro?

Quase um Déjà vu

Teríamos, então, um cenário meio que parecido com o que ocorreu na década de 70. O presidente Carter impôs sanções ao Brasil quanto à questão dos direitos humanos, e o general Geisel, presidente à época, suspendeu a cooperação militar com os Estados Unidos.

 Soberania atacada?

Ao interferir em assuntos internos de um país e acusar a Suprema Corte do Brasil de ser perseguidora, Donald Trump não só ataca a Constituição Brasileira, como coloca em xeque a soberania do Brasil.

Brasil colônia de novo?

Na verdade, a carta, cuja forma fere a todos os princípios da diplomacia, trata o Brasil e os brasileiros como quintal dos Estados Unidos aos moldes de uma colônia aos tempos da coroa portuguesa: – “cumpra o que estou mandado senão, o pau vai moer”.

Não é bem assim

Trump diz na carta que o Brasil fere os interesses dos Estados Unidos com taxas desfavoráveis e a relação comercial é injusta para os Estados Unidos. Note que o Brasil importa mais do que exporta na relação com os EUA desde 2009.

Bolsonaro usado pro Trump?

Trump diz que, se o Brasil ceder às exigências do governo norte-americano, as taxas podem até ser derrubadas. Significa dizer então que Bolsonaro não é motivo algum da pressão comercial, apenas foi usado para alimentar os ânimos da extrema direita brasileira na tentativa desestruturá-lo.

Prejuízo político pra quem?

Os prejuízos para a indústria e o agro brasileiro serão muito grandes se as tarifas, a partir de agosto, passem mesmo a valer. Nas bolas das redes de extrema direita, a culpa disso estão sendo colocada nas costas do governo Lula e do STF. No entanto o desgaste maior já está caindo no Bolsonaro, haja vista que, o que eles estão espalhando que Jair tem moral com o Trump e fez isso contra o Brasil para ajuda-lo.

Bolsonaro Salvador da Pátria?

Isso só ganharia algum efeito positivo para o bolsonarismo se a tarifa de 50% não fosse aplicada contra o Brasil porque o Bolsonaro pediu ao Trump para suspender.

Tarciso perderá com tudo isso?

São Paulo é o estado brasileiro que mais sofrerá quando a Tarifa de 50% do Trump entrar em vigor. Principal presidenciavel para 2026, Tarcísio de Freitas, terá dificuldade para negar que é parte de uma trama para desmantelar a economia brasileira na tentativa de destruir o governo Lula, mesmo que isso afete a todos os brasileiros com desemprego e empresas fechando.

…e tem mais isso

Enquanto isso, a ala Bolsonarista da Câmara acaba aprovar moção de louvor a Donalçd Trump. Agora não tem jeito: se isso tudo der meleca, a culpa será de quem mesmo?

Posição do Brasil

Ainda hoje o governo Brasileiro terá se posicionar com relação à carta de Trump. Se for baseada na Lei de Reciprocidade, nós teríamos cacife contra o imprevisível Trump.

Se acha dono do Mundo?

Observe que Trump dá sinais claros de que se acha dono do mundo: é esse Trump quem disse que queria transformar a Faixa de Gasa, que sofre um genocídio de mulheres e crianças, num resort e campo de Golfe.

O mesmo Trump quem disse na Casa Branca ao presidente da África do Sul de que lá estava havendo um racismo reverso, sendo que a minoria branca, ao logo da história promoveu apartheid e a morte de milhares de negros.

Esse mesmo Donald Trump quem recebeu o presidente da Ucrânia  Volodymyr Zelenskyy na Casa Branca eo tratou  como se fosse um moleque.

 *Roberto Gutierrez é jornalista. Na comunicação desde 1976, passou por todas as mídias e há quase três desadas como editorialista.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*