
UNIÃO EUROPÉIA diz que pode adotar contramedidas proporcionais, se necessário. Hoje as taxas estão em 20%.
Diário do Povo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou, neste sábado (12/07), a implantação de novas tarifas de 30% para produtos importados do México e da União Europeia (UE), que entrarão em vigor em 1º de agosto.
No caso da União Europeia, Trump afirma que consideraria uma possível redução caso o bloco oferecesse “acesso completo e aberto ao mercado para os Estados Unidos, sem tarifas sendo cobradas para nós”. As recém-anunciadas taxas devem substituir as “tarifas recíprocas” de 20% que haviam sido divulgadas por Trump em abril. Trump justifica a medida como uma “correção ao desequilíbrio comercial persistente” e sinaliza que a isenção é possível se a produção for realocada para os EUA.
Para os mexicanos, Trump “sugeriu” que ele consideraria negociar as tarifas caso o país “fizesse mais” para combater os cartéis de droga, cujas ações têm transformado “toda a América do Norte em um playground de narcotráfico”. “Como já se sabe, não haverá tarifas se o México ou empresas de seu país decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos”, diz a carta, em semelhante pronunciamento à União Europeia.
Faça um comentário