Mais de 170 atletas estão disputando na capital de Rondônia de uma das maiores competições de natação da região norte que entra na 5ª edição.
Por Roberto Gutierrez – Começou hoje (31/10) a Copa Rondônia de Natação – Troféu Miguel Silva, no Parque Aquático Vinícius Danin, em Porto Velho. A competição, que se estende até domingo, reúne 171 atletas de Rondônia, Acre, Amazonas e também do Peru.
A delegação amazonense trouxe 51 atletas, entre os quais se destaca Nayane Araújo, 10 anos que está entre as cinco melhores do Brasil na categoria Petiz 2.
A delegação acreana desembarcou ontem à noite na capital rondoniense com 32 atletas. Os principais destaques são Luiz Antônio (AABB), medalhista no Brasileiro de Inverno, disputado em Minas Gerais, e Ana Esther Mesquita, de 11 anos, que já acumula 51 medalhas, sendo 32 de ouro.
O Peru participa com 18 atletas, enquanto a equipe de Trinidad/Bolívia, campeã da Copa Rondônia de 2024, não pôde vir este ano.
O estado anfitrião, Rondônia, compete com 70 atletas. O destaque local é Isadora Olímpio, que figura entre as três melhores do Brasil nos 50 metros livre – categoria Mirim 2.
Na manhã deste sábado foram disputadas as provas de 100 metros livre, 100 metros costas e revezamento misto 4×50 m livre. À tarde, ocorreram as provas de 50 metros livre, 100 metros peito, 50 metros borboleta e 400 metros livre.
A classificação parcial aponta a equipe Companhia das Águas, de Porto Velho, em primeiro lugar, seguida pela Aquática Nobre, do Amazonas, e pela AABB, do Acre, em terceiro. A competição é dividida nas categorias mirim, pré-mirim, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior e máster.
O presidente da Federação Aquática de Rondônia, Paulo César Guimarães Siqueira disse que a cada ano a Federação está conseguindo colocar não só mais atletas, com melhorando o nível da competição. Paulo lamenta que a equipe de Trinidad, Bolívia, não pode vir este ano por dificuldades financeiras.
“No ano passado ele venceram a competição e nossa equipe, equipe a Companhia das Águas, ficou logo atrás com uma diferença muito pequena na contagem geral dos pontos”, comentou.


Faça um comentário