Peru, Amazonas e Acre estão na Copa Rondônia de Natação

Mais de 170 atletas estão disputando na capital de Rondônia de uma das maiores competições de natação da região norte que entra na 5ª edição.

Por Roberto Gutierrez – Começou hoje (31/10) a Copa Rondônia de Natação – Troféu Miguel Silva, no Parque Aquático Vinícius Danin, em Porto Velho. A competição, que se estende até domingo, reúne 171 atletas de Rondônia, Acre, Amazonas e também do Peru.

A delegação amazonense trouxe 51 atletas, entre os quais se destaca Nayane Araújo, 10 anos  que está entre as cinco melhores do Brasil na categoria Petiz 2.

A delegação acreana desembarcou ontem à noite na capital rondoniense com 32 atletas. Os principais destaques são Luiz Antônio (AABB), medalhista no Brasileiro de Inverno, disputado em Minas Gerais, e Ana Esther Mesquita, de 11 anos, que já acumula 51 medalhas, sendo 32 de ouro.

O Peru participa com 18 atletas, enquanto a equipe de Trinidad/Bolívia, campeã da Copa Rondônia de 2024, não pôde vir este ano.

O estado anfitrião, Rondônia, compete com 70 atletas. O destaque local é Isadora Olímpio, que figura entre as três melhores do Brasil nos 50 metros livre – categoria Mirim 2.

Na manhã deste sábado foram disputadas as provas de 100 metros livre, 100 metros costas e revezamento misto 4×50 m livre. À tarde, ocorreram as provas de 50 metros livre, 100 metros peito, 50 metros borboleta e 400 metros livre.

A classificação parcial aponta a equipe Companhia das Águas, de Porto Velho, em primeiro lugar, seguida pela Aquática Nobre, do Amazonas, e pela AABB, do Acre, em terceiro. A competição é dividida nas categorias mirim, pré-mirim, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior e máster.

O presidente da Federação Aquática de Rondônia, Paulo César Guimarães  Siqueira disse que a cada ano a Federação está conseguindo colocar não só mais atletas, com melhorando o nível da competição. Paulo lamenta que a equipe de Trinidad, Bolívia, não pode vir este ano por dificuldades financeiras.

“No ano passado ele venceram a competição e nossa equipe, equipe a Companhia das Águas, ficou logo atrás com uma diferença muito pequena na contagem geral dos pontos”, comentou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*