(Brasília, 09/07/13) O presidente do PMDB Nacional, senador Valdir Raupp(RO) recebeu na tarde de hoje(09/07), os presidentes das Centrais Sindicais para debater temas relacionados à pauta legislativa de interesse dos trabalhadores de várias categorias profissionais. A reunião ocorreu na sede da presidência do partido, em Brasília.
Durante o encontro, os sindicalistas apresentaram a pauta trabalhista que tramita no Congresso Nacional e pediram o apoio do presidente do PMDB. Dos itens colocados destacaram o fim do Fator Previdenciário, recursos para a saúde, apoio a política de valorização dos aposentados e pensionistas e apoio ao veto à emenda 03 – que obriga o trabalhador a se transformar em prestador de serviços para manter o recebimento do salário.
O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp disse que das reivindicações pautadas pelas centrais sindicais várias delas já receberam o apoio do PMDB, a exemplo da destinação de 10% das receitas Brutas da União para a saúde.
Quanto ao Fim do Fator Previdenciário, o Partido debaterá com os líderes e os presidentes das duas Casas Legislativas uma posição em relação a esse tema que tanto prejudica o trabalhador quando de sua aposentadoria, disse o presidente do partido. Para ele, foram duas reuniões positivas e que aproximam cada vez mais o PMDB das questões sindicais. Outros temas debatidos na reunião foram a terceirização, melhoria nos transportes públicos e redução da jornada de trabalho.
Após o encontro, o senador Raupp conduziu os sindicalistas até a sala de audiência da presidência do Senado Federal para uma reunião ampliada com o presidente, Renan Calheiros e demais lideranças políticas, como o líder do PMDB na Câmara Federal, Eduardo Cunha(RJ) e o senador Paulo Paim(PT-RS). As centrais apresentaram também as suas propostas ao presidente do Senado e pediram o seu apoio durante votações no Plenário.
Renan Calheiros disse que o Senado Federal está antenado com a pauta dos trabalhadores e com dos movimentos sociais. Informou que recentemente, o Congresso Nacional declarou prejudicados cerca de 1.400 vetos presidenciais. Assegurou que vai reunir os líderes partidários, esta semana, e discutir a questão de novos vetos, incluindo o que se refere ao Fator Previdenciário.
Estiveram nas duas reuniões, o presidente Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto; o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira, representantes da União Geral dos Trabalhadores(UGT), Nova Central Sindical, Central Sindical e Popular, além do coordenador do Núcleo do PMDB Sindical, Maradona.
O coordenador do PMDB Sindical, Maradona, considerou as reuniões das mais proveitosas para a classe trabalhadora e que os senadores Raupp e Renan estão de parabéns por apoiarem a luta sindical. O PMDB Sindical, a pedido, do presidente do partido, senador Raupp, articulou junto as centrais sindicais os encontros com as lideranças, no Congresso Nacional, informou Maradona.
Faça um comentário