O senador Valdir Raupp esteve hoje em audiência com o presidente da República Michel Temer quando tratou sobre a construção da Ferrovia bioceânica, no trecho Sapezal(MT) a Vilhena/Porto Velho(RO). Para a audiência que ocorreu nesta terça-feira(25), o senador convidou empresários chineses, representado pelo presidente mundial da empresa XCMG, Yansong Wang.
Na audiência, o senador e os empresários chineses falaram sobre a viabilidade de investimentos chineses no Brasil, na área de infraestrutura. Os chineses demonstraram interesse em investir na ferrovia bioceânica já que há um Protocolo de Intenções entre China e Brasil para investimentos na infraestrutura brasileira, disse Raupp.
O senador informou que pediu ao presidente do Grupo XCMG, a construção de uma fábrica da empesa, em Porto Velho para produção de máquinas pesadas durante a implantação da ferrovia.
Os chineses poderão aproveitar as áreas ociosas deixadas pelas empresas que construíram as Usinas do rio Madeira, ressaltou o senador. O grupo chinês demonstrou também interesse na implantação dessa fábrica, na capital já que Rondônia é um estado estratégico na região norte.
O senador Raupp lembrou que a empresa XCMG é líder na produção de maquinário para o setor de infraestrutura e tem uma fábrica, em Pouso Alegre, em Minas Gerais.
Faça um comentário