Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes debatido na Câmara de Ji-Paraná

Márcia Regina
Márcia Regina (PSB), autora do pedido da Audiência Pública, fez a abertura do evento.

A Audiência Pública, de autoria da vereadora Márcia Regina (PSB), sobre o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes aconteceu na noite da última quarta-feira (23), com a presença de diversas autoridades e população, no plenário da Câmara de Vereadores. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas/Paefi).

Márcia Regina (PSB) fez a abertura do evento e informou que a finalidade é promover um amplo debate para que a população tenha a oportunidade de contribuir com o Plano. “A primeira etapa para a implantação do plano já foi cumprida, com a disponibilização do documento pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semas e Creas/Paefi, no site www.ji-parana.ro.gov.br, para consulta pública por 30 dias”, comentou a vereadora, ressaltando que após a aprovação, o Plano servirá de base para consolidar as ações de combate a uma realidade que, a cada ano, apresenta números alarmantes no município.

O evento contou com a participação da secretária municipal de Ação Social, Sônia Reigota, coordenadora do Creas/Paefi, Glécia Ranny Alves, defensores públicos, João Verde e Lívia Iglecias, delegado Luiz Hora, representando a Polícia Rodoviária Federal, policial Ângela Brondolo, vereadora Ida Fernandes, vereadores eleitos, Jhony Paixão (PRB), Obadias Ferreira (DEM) e Isaias Arnica (PSB), entre outros.

audiencia-mulherGlécia Ranny Alves disse que este plano vem para fortalecer a rede de atendimento ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, e foi elaborado de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. “Durante um ano a equipe do Creas/Paefi, formada por uma psicóloga, duas assistentes sociais, um pedagogo e um advogado, foi mobilizada para dar a redação final ao material. Para formação dessas ações foram realizadas muitas rodadas de consultas a órgãos como, por exemplo, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Conselhos Tutelares e Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher”, disse.

Após a abertura, o pedagogo do Creas, Gilson Lopes apresentou o Plano, que mostra que as ocorrências decresceram de 2013 para 2014, resultado, em grande parte, de um trabalho de conscientização da sociedade através de muitas campanhas esclarecedoras, além das persistentes intervenções da equipe do Creas/Paefi nas instituições de ensino, com palestras, junto aos professores e equipes gestoras; alguns dados e as 40 propostas do Plano.

Segundo os coordenadores, a realidade ainda é muito preocupante, pois de 2012 a 2014 foram registradas em Ji-Paraná 242 atentados sexuais às crianças e adolescentes, sendo destes 87% contra meninas. “Somente em 2014 foram recebidas pelo Creas/Paefi 73 (setenta e três) encaminhamentos no total, a maioria ocorrida no ambiente familiar, tendo os pais e os padrastos como os maiores agressores”, informaram.

Em seguida, Glécia Alves disse que estas propostas foram elaboradas pela equipe que participou das discussões e que estão abertas a sugestões. O público fez algumas sugestões nos eixos de Prevenção, Atenção, entre outras que serão implantadas nas ações do Plano.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*