A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná- SEMUSA- vem a público esclarecer que afastou o médico obstetra, Douglas Fogiatto, do quadro funcional do município, por entender que não pode mais permitir que um profissional que receba seus vencimentos referentes a um plantão de 12 (doze) horas cumpra apenas 3 (três) horas deste período. Além da irregularidade do fato e do prejuízo financeiro para os cofres públicos, há o dano ao atendimento à população, pois se este profissional estivesse cumprindo o seu correto horário de trabalho estaria atendendo pelo menos três vezes mais o número de pacientes do que atendia em apenas 3 (três) horas de consultas. O município não pode mais permitir estes abusos. Outro profissional já está sendo encaminhado para suprir a vaga. Este médico realizava seus atendimentos na Unidade Básica de Saúde BNH.
Ji-Paraná, 22 de julho de 2013
Secretaria Municipal de Saúde
Por sua vez o médico Douglas Fogiatto postou na página dele do Facebook:
PREFEITURA DE JI PARNA- AGILIDADE EM ELIMINAR O “PROBLEMA”
TRABALHO HÁ 2 ANOS COMO UM DOS ÚNICOS 3 MÉDICOS GINECOLOGISTAS DA CIDADE DE JI PARANÁ NO POSTO DE SAÚDE DO BNH MULHER ONDE FAÇO ATENDIMENTO DE PRE NATAL DE ALTO RISCO E ALTERAÇÕES GINECOLÓGICAS ENCAMINHADAS DE TODOS OS POSTO DE SAÚDES. HOJE, PELA MANHÃ, A DIRETORA DO POSTO DE SAÚDE DISSE QUE A SECRETARIA DE SAÚDE, BEM COMO A PREFEITURA NÃO PRECISAM MAIS DOS MEUS SERVIÇOS. O POSTO DE SAÚDE E A CIDADE DE JI PARANA COM 3 GINECOLOGISTAS E OBSTÉTRAS ESTÃO COM O NÚMERO DE MÉDICOS ACIMA DO QUE A CIDADE NECESSITA. SERA¿¿¿
PESSOALZINHO RÁPIDO PARA RESOLVER “O PROBLEMA”…
TEM CERTEZA QUE É AMIM QUE VOCÊS VÃO PUNIR¿¿¿ TRISTE… MUITO TRISTE…
o douglas é um cara humilde e q me admiro muito, pois foi o medico q acompanhou a minha esposa em todo o periudo de gestação e também fez o parto dela, foi super atencioso em todas as consultas.
eu entendo q quando chega um paciente o medico tem q fazer o seu melhor e para fazer o melhor exige um certo tempo, nao é simplesmente olhar para a paciente e perguntar o q ela tem e passar um remedio e mandar a paciente embora ,desse jeito da pra atender uns 50 paciente no dia…
e se eu for no hospital é pq eu nao sei o q eu tenho, to indo pra descobrir
QUE PENA .VOCE ERA O MELHOR MEDICO DAS UNIDADES.AGORA QUEM SOFRE REALMEMTE E A POPULAÇAO.
NOTA DE ESCLARECIMENTO EM REPOSTA A SECRETARIA DE SAÚDE DE JI- PARANÁ
NO INÍCIO DO MANDATO DO ATUAL PREFEITO, O ATUAL SECRETÁRIO DE SAÚDE, SENHOR RENATO, PESSOALMENTE ME CHAMOU PARA VER SE EU CONTINUARIA A ATENDER AS PACIENTES COM PRÉ NATAL DE ALTO RISCO E ÀQUELAS QUE ERAM ENCAMINHADAS DOS POSTOS DE SAÚDE POR INDEFINIÇÃO NO TRATAMENTO OU DIAGNÓSTICO. SENDO QUE SERIA PAGO O VALOR DE UM PLANTÃO NO ATENDIMENTO DE 15 PACIENTES, SENDO ESSA A ÚNICA FORMA DE PAGAMENTO NA OCASIÃO, PARA UM MÉDICO NÃO CONCURSADO. LEMBRANDO QUE EU ERA UM DOS ÚNICOS 3 GINECOLOGISTAS DA CIDADE DE JI PARANÁ.
PEÇO A SECRETARIA DE SAÚDE, AO SECRETÁRIO DE SAÚDE OU ATÉ MESMO A QUEM ACHAR ISSO UM ABSURDO. QUE ACOMPANHE UM MÉDICO DURANTE 45 CONSULTAS AMBULATORIAIS, COMO ELES “AGORA” ESTÃO PROPONDO PARA VER QUE ISSO NÃO É POSSÍVEL. ATENDIMENTO MÉDICO NÃO SE COMPARA A UM ABASTECIMENTO DE UM AUTOMÓVEL EM UM POSTO DE GASOLINA. ONDE SE TEM A POLÍTICA DE QUANTO MAIS MELHOR. PACIENTES NÃO PODEM SER TRATADOS DESSA FORMA. SÃO FILHAS, ESPOSAS, MÃES E VÓS QUE PRECISAM DE ATENÇÃO, DE UM BOM ATENDIMENTO E DE RESOLUTIVIDADE.
NÃO SE PODE COMPARAR UM ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA COM UM ATENDIMENTO AMBULATORIAL, MAS ISSO SERIA PEDIR DEMAIS, JÁ QUE O PRINCIPAL DIRETOR DA SECRETARIA DE SAÚDE, NUNCA ACOMPANHOU UMA CONSULTA MÉDICA PARA ENTENDER A DINÂMICA E A DIFERENÇA DE CADA SETOR, TÃO MENOS TEM FORMAÇÃO PARA ISSO. TALVEZ ESSE SIM SEJA O MAIOR DESCASO COM OS COFRES PÚBLICOS COMO A PRÓPRIO PREFEITO DIZ, JÁ QUE AO MEU VER NÃO FAZ SENTIDO UM GERENTE DE POSTO DE GASOLINA SER RESPONSABILISADO PELA SAÚDE DE UMA CIDADE TÃO IMPORTANTE COMO JI PARANÁ.
HÁ ALGUNS DIAS QUANDO POSTEI NA INTERNET A MINHA INDIGNAÇÃO DE COMO O HOSPITAL ESTAVA DESCUIDADO, NÃO TIVE NENHUM PROPÓSITO POLÍTICO, TÃO MENOS DE PROVOCAR NINGUÉM. FOI UM DESABAFO APÓS O PLANTÃO E FALEI COMO CIDADÃO E COMO ALGUÉM QUE MORA EM JI PARANA E TEM NESSA CIDADE COMO O FUTURO. QUERO DIZER AINDA QUE NÃO FUI CRIADO EM MENTIRAS E NÃO SOU OBRIGADO A FALAR ALGO QUE NÃO É REAL. ENTENDO A BOA VONTADE DA DIREÇÃO DA SAÚDE, MAS COMPETÊNCIA ESTÁ MUITO ALÉM DA BOA VONTADE E HUMILDADE ABRE MUITAS PORTAS, NOS ENSINA E NOS AMADURECE. CARACTERÍSTICA QUE INFELIZMENTE A DIREÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE NÃO TEM. PEÇO DESCULPAS ÀS PESSOAS QUE SOFREM E ESTÃO SOFRENDO PELA MINHA SAÍDA DO POSTO DE SAÚDE, INFELIZMENTE NÃO DEPENDE SÓ DE MIM E AINDA AGRADEÇO DO FUNDO DO CORAÇÃO TODO CARINHO QUE TENHO RECEBIDO .
FIZ ESSE ESCLARECIMENTO, POIS A SECRETARIA ESTA QUERENDO MOSTRAR ALGO QUE NÃO SOU. FUI CRIADO SABENDO DIFERENCIAR O CERTO DO ERRADO E NÃO ADMITO QUE COLOQUEM EM DÚVIDA O MEU CARÁTER OU A MINHA PROFISSÃO. SOU MÉDICO POR FORMAÇÃO E TIVE A SORTE DE ESCOLHER ALGO APAIXONANTE E QUE ME INSPIRA TODOS OS DIAS. ACREDITO EM JI PARANA E CONTINUAREI ACREDITANDO E VER MEU MUNICÍPIO SER SUCATEADO POR UMA MÁ ADMINISTRAÇÃO, NO MÍNIMO ME FAZ REVOLTAR.
DR. DOUGLAS RAMIRO FOGIATTO