O programa Antitabagismo da Prefeitura de Ji-Paraná, realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está oferecendo 300 vagas para pessoas que queiram deixar o vício do cigarro. O programa disponibiliza médicos, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo para acompanhar os pacientes durante um ano de tratamento.
Quem tiver interesse, deve procurar uma das unidades Básicas de Saúde de Ji-Paraná para fazer a inscrição.
Os encontros, organizados por equipes multiprofissionais, são semanais, quinzenais e mensais realizados gradativamente até completar um ano. Além do apoio psicológico, nutricional e médico, o paciente recebe gratuitamente cartilhas e medicamentos de acordo com o grau de dependência.
De dezembro de 2015 a janeiro de 2017, o Programa Antitabagismo já atendeu mais de 700 pessoas. Quase a metade dos pacientes conseguiu parar de fumar. Um número positivo, segundo a coordenação dos Programas Estratégicos do município, pois diminui a chance desses pacientes desenvolverem problemas de saúde como: doenças cardíacas, problemas respiratórios e até tumores malignos na boca, garganta e pulmão. O Ministério da Saúde considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável no mundo.
As informações sobre o assunto poderão ser obtidas com a coordenadora dos Programas Estratégicos do município, Tatiane Mendes, na Secretaria Municipal de Saúde. O telefone para contato é o (69) 3416 4175.
Local: secretaria Municipal de Saúde (Semusa), rua Menezes Filho, n° 2960, Bairro Dois de Abril.
Horário: 8 horas às 13 horas.
Telefone: (69) 3416 4175.
Faça um comentário