Escola Municipal Nova Aliança recebe Educampo e reforma

  

A escola Municipal Nova Aliança, localizada na linha 86, setor Riachuelo, em Ji-Paraná, é a quarta escola rural a ser inserida no Programa Educampo, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.  

O Educampo visa a implantação de uma metodologia própria à educação do campo, com a inserção da pedagogia da alternância, metodologia que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo com aulas práticas.  Um dos principais objetivos do programa é diminuir a evasão escolar em áreas rurais. 

As escolas que recebem o Educampo passam por uma grande reestruturação com reforma física, e investimentos na aquisição de materiais didáticos e pedagógicos para educadores e alunos. A Nova Aliança, por exemplo, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 60 mil.  

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Ari Saraiva, que coordena as equipes de reformas, foram realizados a construção de uma passarela, calçadas e rampas de acessibilidade, alambrados e corrimão, adequação e construção de banheiros, reparos nas instalações elétricas e hidráulicas e no telhado, pinturas externa e interna, bem como a construção de hortas cobertas com sistema de irrigação e área para projetos experimentais, que irão atender as necessidades práticas do Programa Educampo. 

Para a professora e diretora da Escola Nova Aliança, Maria Rosangela, o programa deveria ser estendido para todas as escolas do Estado.  “Temos que promover no aluno do campo a vontade de continuar no campo, vontade de ajudar sua família, a vontade de melhorar a qualidade de vida da sua propriedade e da comunidade em que ele vive. Quando um prefeito ousa implantar um projeto como esse, é porque ele realmente acredita que a educação tem sim a capacidade de transformar as comunidades rurais. É por que ele tem compromisso com a educação em todos os aspectos. Este programa, o Educampo, está fazendo transformação. Sei que é um programa inovador, mas deveria ser implantado em todas as escolas rurais do Estado”, incentivou a diretora da Escola. 

A Secretária de Educação, Márcia Regina, comentou que o programa traz um olhar mais cuidadoso para realidade dos alunos da área rural, incentivando os alunos a gostarem de viver em suas propriedades, mas também contribuindo para o desenvolvimento econômico de suas famílias, levando os conhecimentos apreendidos na escola para dentro de suas terras. 

Presente à solenidade, o Prefeito Jesualdo Pires (PSB), enumerou os investimentos já realizados na melhoria das unidades educacionais do município. “São três novas escolas construídas e entregues, além de outras dez em construção. Com a nova Aliança já chegamos a 28 escolas reformas e ampliadas. Nossa expectativa é oferecer 1800 novas vagas a partir de 2018”, comemorou o prefeito. 

O Programa Educampo teve início em 2015, através de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Cidade de São Mateus (ES), hoje já fazem parte do Programa as escolas municipais Barbara Heliodora, localizada na 4ª Linha da Gleba G; Escola Pérola, Linha 98, Setor Riachuelo, Edson Lopes Linha 20, setor Itapirema e, agora, a Nova Aliança, linha 86, próximo a Nova Colina. O programa está sendo implantado gradativamente e será estendido a todas as escolas municipais da área rural. Participaram da solenidade, os vereadores Affonso Cândido, Claudia de Jesus e Isaias Arnica. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*