Após vistoria MEC confirma Curso de Medicina em Ji-Paraná

O Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Henrique Sartori de Almeida Prado, publicou na tarde de ontem (20), o resultado da vistoria técnica realizada no início do mês de fevereiro, na Rede Básica de Saúde, Pronto Socorro e Hospital Municipal de Ji-Paraná.

O município recebeu avaliação satisfatória em todos os quesitos avaliados e, com isso, é um dos 19 municípios brasileiros com autorização aprovada para implantação do Curso de Graduação em Medicina por Instituição de Educação Superior.

Os técnicos avaliaram além da estrutura física, equipamentos, número de leitos, equipe profissional, número de médicos contratados, funcionamento do Programa de Saúde da Família, instalações do Pronto Socorro e o funcionamento do Programa Nacional de Melhoria ao Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).

Nesta avaliação dez municípios dos Estados do Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Sergipe e Amazonas tiveram o pedido negado para a implantação do curso superior.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Renato Fuverki, a Prefeitura de Ji-Paraná, conseguiu habilitar o município em todas as exigências, disponibilizando Hospital Municipal com mais de 80 leitos cadastrados no SUS, que poderão ser utilizados pelo curso de medicina a ser implantado e disponibilizados para os acadêmicos.

“A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu aumentar o número de equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e, além disso, o município possui leitos de urgência e emergência e pronto socorro habilitados e aprovados; implantou Programa de Residência Médica para diversas Especialidades e tem todo o seu funcionamento dentro das normas do Ministério da Saúde”, explicou o secretário Renato Fuverki.

De acordo com o vice-prefeito Marcito Pinto (PDT), que acompanhou o trabalho técnico e disponibilizou todo suporte administrativo para realização da vistoria, Ji-Paraná foi o único de Rondônia a ser habilitado pelas exigências do Governo Federal.

“A vinda do curso de medicina será um grande avanço para o município. A saúde pública passará a contar com vários profissionais sendo treinados e ajudando nos procedimentos hospitalares, além contribuir para melhora nos atendimentos e na qualidade da saúde do município”, enalteceu Marcito.

O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), ressaltou o investimento feito na Rede Básica de Saúde que contribuiu para a aprovação do Ministério da Educação.

“Hoje temos uma rede fortalecida com mais de 50 médicos atendendo em várias especialidades e 29 equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Isso é o resultado de um planejamento feito desde 2013. São vários investimentos em instalações adequadas e construção de centros de especialidades para atender cada vez melhor a população. Contaremos em breve com uma oficina ortopédica, Centro especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual (CER) e mais duas Unidades Básicas de Saúde. Tudo isso nos capacita para dar suporte a chegada deste curso para nossa cidade”, finalizou o prefeito.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*