Roberto Gutierrez – Nesta sexta-feira, (06/07) dia de jogo decisivo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol com vistas às quartas de final, um coração vai poder bater num compasso mais equilibrado e resistir as fortes emoções: estamos falando sobre a primeira cirurgia cardíaca do interior de Rondônia que será realizada por uma junta médica no Hospital Cândido Rondon (HCR), às 07 horas, em Ji-Paraná.
https://folhaderondonianews.com/news/primeira-cirurgia-do-coracao-no-interior-de-rondonia-e-um-sucesso/
A paciente de 34 anos de idade, moradora de Nova Brasilândia do Oeste é Lucimara de Oliveira: uma agricultora que vai trocar a válvula mitral do coração. O mal funcionamento em qualquer uma das quatro válvulas coração, inclusive, a Mitral, é diagnosticado popularmente como ‘sopro no coração’.
Esse é um problema cardíaco no qual a válvula mitral que separa as câmaras superior e inferior do lado esquerdo do coração não fecha apropriadamente.
O certo é que Lucimara, no momento em que estiver Brasil estiver em campo contra a Bélgica, não apenas ela estará com uma nova válvula mitral, como entrando para a história com a primeira pessoa a fazer uma cirurgia cardíaca no interior de Rondônia – um sopro de vida para um coração bater mais forte.
Pioneirimo
Há pouco mais de um ano o Hospital Cândido Rondon, por meio do Incor/RO implantou o primeiro marca-passo no interior de Rondônia. Participaram da cirurgia o cardiologista hemodinamicista Éder Voltolini; o cardiologista arritmologista clínico César Augusto, além do arritmologista e eletrofisiologista da Beneficência Portuguesa, Carlos Duarte.
Desde então já foram realizados no HCR 1.183 procedimentos cardíacos.
https://folhaderondonianews.com/news/implantado-primeiro-marca-passo-definitivo-no-interior-de-rondonia/
https://folhaderondonianews.com/news/incor-de-ji-parana-inova-mais-uma-vez-com-aparelhos-para-tratamento-do-infarto-do-miocardio/
Faça um comentário