O atendimento feito pelas equipes de saúde da Família começou ontem e está disponível em todas as unidades básicas.
Em Ji-Paraná, mulheres que buscarem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para confirmar a gravidez passam a ter atendimento diferenciado. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou ontem a fazer o exame, através do teste rápido, facilitando assim o acesso desta paciente ao início imediato do acompanhamento de pré-natal.
O atendimento é feito pelas equipes de saúde da Família e está a disposição em todas as unidades básicas do município e nos distritos Nova Londrina e Nova Colina de segunda-feira a sexta-feira, nos horários de 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Conforme a Diretora da Divisão De Programas Estratégicos da Semusa, Keitiani Soares de Souza, o teste tradicional demanda 48 horas para a conclusão do resultado. Já com o teste rápido, o resultado fica pronto, em média, dez minutos após a coleta da urina.
Keitiani ressaltou que a assistência ao pré-natal garante as gestantes um acompanhamento digno e a indicação de um desfecho seguro da gestação. Os testes rápidos de gravidez são ofertados juntamente com uma consulta onde várias orientações iniciais são repassadas as pacientes.
“O teste apresenta um diagnóstico rápido, e oportuniza o início do pré-natal assim que a gravidez é confirmada. Além disso, caso o teste dê negativo, favorece que a paciente organize suas ações de planejamento voltadas para o melhor momento para gravidez”, afirmou Keitiani.
Faça um comentário