O sentido de cooperativismo, que nasceu há 180 anos na Europa, se espalhou pelo mundo e ganhou força pós segunda guerra mundial inspirando todos os seguimentos econômicos da prestação de serviço.
Neste sábado, seis de julho, é comemorado em todo o mundo, o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data na qual o modelo cooperativista, respaldado em sete princípios, alavanca os resultados de quem os colocam em prática. “Nós não poderíamos deixar essa data passar despercebida, haja vista que a razão do nosso sucesso se deve ao cooperativismo”, argumentou o doutor Alcilio de Souza, presidente da Unimed Centro Rondônia, ao comentar sobre os desafios de comandar essa cooperativa médica e quanto à satisfação sobre os resultados alcançados.
Ainda, segundo Alcilio de Sousa, a Unimed pratica os sete princípios do cooperativismo que incluem adesão voluntária e livre, controle democrático pelos membros, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.
“Este ensinamento é a base do nosso trabalho diário e reflete nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de nossos cooperados e beneficiários”, comentou Alcilio.
Neste Dia Internacional do Cooperativismo, a Unimed Centro Rondônia reafirma seu compromisso com a intercooperação e o desenvolvimento sustentável, celebrando o papel vital das cooperativas na construção de um mundo mais justo e solidário. A celebração deste dia é um lembrete da importância de continuar trabalhando juntos, fortalecendo laços e promovendo um futuro mais próspero para todos.
Faça um comentário