Para Jesuíno Boabaid, a Eletrobras não pode estender a bandeira vermelha às tarifas praticadas em Rondônia. “Aqui temos água demais e energia de sobra. Não há razão para penalizar a população. Estamos fornecendo energia para os grandes centros. Os moradores daqui não devem pagar mais pelo consumo”, afirmou.
Jesuíno lembrou que a bandeira vermelha representa um acréscimo na tarifa. É um método utilizado pela Eletrobras para frear o consumo. “Quer dizer que Rondônia gera energia para o Sudeste e a população ainda tem que pagar uma conta que não é dela?”, indagou o parlamentar.
O deputado Maurão afirmou que a Assembleia sempre dará apoio aos menos favorecidos, principalmente no caso do fornecimento de energia elétrica. O presidente da Casa de Leis disse que o Estado já foi penalizado com a construção das hidrelétricas do rio Madeira, por isso os moradores não podem pagar mais essa conta.
O deputado federal Expedito Neto (PSDB-RO) participou da conversa entre Jesuíno Boabaid com Maurão de Carvalho. O parlamentar propôs parceria na busca de uma solução para o problema. Ele disse que a solução ideal é que houvesse diversas operadoras no sistema elétrico, para que o consumidor pudesse escolher qual pretende contratar.
Maurão de Carvalho explicou que a audiência pública será marcada, para que a questão da tarifa seja debatida.
ALE/RO – DECOM – [Assessoria Parlamentar]
Foto: José Hilde
Faça um comentário