Vem aí a Semana do Cacau em Rondônia

A “Semana do Cacau” vem resgatar a importância desse cultivo na região Central de Rondônia, desde que sejam aplicadas as novas tecnologias de manejo, bem como divulgar a importância da verticalização da produção. Propiciando a geração de riquezas, por meio do incremento de renda aos elos da cadeia produtiva do cacau.  Manejo Integrado do cacaueiro e Verticalização da Produção fazem parte do desafio.

A grande região de Ouro Preto, que abrange os municípios de Teixeirópolis, Nova União, Mirante da Serra, Vale do Paraíso e Urupá, é literalmente considerada, a “Semente do Cacau em Rondônia”. Uma vez que foi escolhida, por suas condições naturais extremamente favoráveis, ainda em 1970, para a implantação da Lavoura Cacaueira, como matriz econômica. Somado à crescente demanda mundial por cacau, exige a retomada dessa atividade econômica.  

A realização do Curso sobre Manejo Integrado do Cacau Clonal e Seminal, vem como aporte para atender a demanda de formação profissional para a provisão de recursos de mão de obra qualificada disponível. 

 

PROGRAMAÇÃO CURSO DE MANEJO INTEGRADO  

Local: CENTRER  

Data: 20/08/2018 –  

Segunda feira 8h às 12h – Aula Teórica 14h às 18h – Aula Prática Manejo Integrado do cacau seminal e clonal: Conceitos e definições / Práticas de manejo – Tratos Culturais (controle planta daninhas, sombreamento, poda, desbrota, etc.) – Dr. Fernando Luiz de Oliveira Correa, Acácio de Paula Silva e Francisco Antônio Neto.  

Data: 21/08/2018 – Terça feira 8h às 12h – Aula Teórica 14h às18:00 h – Aula Prática Tratos Fitossanitários: Insetos, Ácaros, Controle de pragas e tecnologias de polinização artificial do cacaueiro – Dr. Kazuiyuki Nakayama.  

Data: 22/08/2018 – Quarta feira 8h às 12h – Aula Teórica 14h às 18h – Aula Prática Tratos Fitossanitários: Identificação e Controle de doenças – Dr. Kazuiyuki Nakayama.  

Data: 23/08/2018 – Quinta feira 8h às 12h – Aula Teórica 14h às 18h – Aula Prática Práticas de Solos: Coleta de solos; Calagem; Adubação; Nutrição; etc – Dr. Carlos Alberto Spaggiari Souza.  

Data: 24/08/2018 – Sexta feira 8h às 12h – Continuação do dia anterior. 14h às 18h – Avaliação e encerramento. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*