Aberta em Ji-Paraná a Semana do Bebê

Uma breve cerimônia de abertura seguida de uma palestra sobre cuidados com o recém-nascido, ministrada pela médica Arissa de Souza Sales, marcou na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto, a abertura da programação da Semana do Bebê – Todos Juntos pela Primeira Infância. O evento, realizado pelo esforço conjunto de profissionais de três secretarias da Administração Municipal, é parte de uma estratégia mundial do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, que visa acompanhar, apoiar e reconhecer publicamente os esforços dos municípios na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, o Selo UNICEF.

As secretárias municipais de Educação, Edilaine Nogueira e de Saúde, Franciane Chagas Ribeiro, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Angelita Barbosa e Ynaiáh Cremonese, representante da secretária de Assistência Social, Sônia Reigota compuseram a mesa na cerimônia de abertura da Semana do Bebê.

De acordo com Edilaine Nogueira, a Semana do Bebê tem por objetivo estimular a reflexão tanto dos profissionais das três secretarias envolvidas diretamente com o projeto, quanto de toda a sociedade ji-paranaense sobre “o que temos feito pelas nossas crianças” em todos os sentidos.

“Criança é somente cuidar? Penso que como educadores temos o compromisso de compreender a importância do desenvolvimento total delas. O berçário não é só um depósito de crianças. É um local para brincar, para estimular… para que essa criança tenha suas potencialidades incentivadas”, disse a secretária de Educação de Ji-Paraná.

A Semana do Bebê engloba uma série de atividades que serão realizadas pelas três secretarias e mais o CMDCA até a próxima sexta-feira, 23, com palestras sobre os cuidados com os bebês de zero a cinco anos de idade, a importância da vacinação para a prevenção de doenças, alimentação saudável na Primeira Infância, desenvolvimento emocional dos bebês através do vínculo afetivo e da Musicaterapia, entre outros. O público visado é de gestantes, responsáveis legais de bebês, cuidadores, professores, agentes de saúde, crianças, adolescentes e comunidade em geral.

 

O Selo UNICEF

Presente em 1.924 municípios, o Selo UNICEF foi criado em 1999 com o objetivo de acompanhar, dar apoio e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ji-Paraná aderiu aos Selo UNICEF em 2017 e desde então tem assumido o compromisso de manter suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade, como a que tem sido dada na reforma, ampliação e mesmo construção de novos centros de Educação Infantil.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*