Ji-Paraná entre as 20 cidades com melhor qualidade de vida no País

A cidade de Ji-Paraná está entre os 20 melhores municípios para se viver no País e está na primeira colocação dentre as cidades de Rondônia. A Avaliação leva em consideração os índices da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que avalia desde o ano de 2005, os aspectos econômicos e sociais de 5.471 municípios.

Pelo estudo, a cidade é destaque pelos índices de qualidade vida. O ranking é elaborado exclusivamente com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde; e leva em consideração três principais indicadores: emprego e renda, educação e saúde.

A avaliação dos municípios varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento e posição no ranking. A partir desse estudo, a Revista Bula, que é especializada em saúde e qualidade de vida, elaborou uma lista que reúne as 27 melhores cidades para se viver no Brasil, considerando a melhor de cada estado. Entre elas, destacam-se Louveira, em São Paulo, a primeira na classificação estadual e nacional,  Vale Real, no Rio Grande do Sul. Ji-Paraná está na 20º posição, sendo a primeira do Estado de Rondônia.

A publicação ressalta ainda que Ji-Paraná é a maior cidade do interior de Rondônia e tem apresentado um acelerado desenvolvimento nos últimos anos, motivado por ações e investimentos públicos e privados. A economia local é baseada, principalmente no comércio, na indústria, agricultura e na pecuária. A cidade é tranquila e possui uma boa infraestrutura, além de oferecer à população serviços eficientes de educação e bons serviços de saúde, apesar de atender uma macro região no centro do Estado.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*