Agricultores índios recebem tratores

Equipamento foi articulado pelo mandato de Padre Ton junto ao MDA

 

Com recurso extraorçamentário – R$ 200 mil – articulado pelo mandato do deputado federal Padre Ton (PT-RO) no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foram adquiridos e entregues no domingo (12) para os moradores da Terra Indígena Rio Branco, Aldeia Colorado, de Alta Floresta, um trator agrícola de pneu, grade aradora de catorze discos, com controle remoto e um batedor de cereais para beneficiamento de vinte sacas de cereais/hora.  O deputado participou da entrega com a comunidade.

O vice-cacique da aldeia, Edmar Aruá, aproveitou o encontro com o deputado e líderes de várias aldeias da Terra Indígena Rio Branco para apresentar algumas reivindicações dos indígenas. De acordo com Aruá, a escola que atende a aldeia oferece aulas do 1º ao 9º ano, entretanto os jovens tem encontrado dificuldade na hora de entrar para a faculdade.

A principal reclamação está relacionada ao atendimento à saúde. De acordo com os índios, foi construído um posto de saúde na área, mas há ausência de médicos e dentistas. Disseram que os agentes de endemias realizam um serviço precário e constantemente faltam medicamentos básicos na unidade. Os índios produzem milho, arroz, feijão, café e farinha de mandioca, que servem para o consumo interno, e na safra 2012/13 foram produzidas 37 toneladas de castanha do Pará, comercializada em Ji-Paraná.

O deputado Padre Ton lembrou que na Câmara dos Deputados coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, disse que existem meios para ajudar os índios, mas alertou para que se mantenham organizados “para que não sejam enganados”. O deputado pediu ainda que fiquem atentos às cotas indígenas nas faculdades e sugeriu que se inscrevam no Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, indicando como sendo indígenas, a fim de garantir as vagas a eles destinadas. “Os índios precisam lutar para garantir o cumprimento do artigo da Constituição Federal que trata de seus direitos”, disse.

Distrito de Nova Gease

No período da tarde o deputado reuniu-se com lideranças da Associação dos Produtores Rurais de Nova Gease (Asprogeo), quando eles  reclamaram do atendimento de saúde, já que o Programa de Saúde da Família atende de maneira caótica. Os agricultores ainda pediram apoio para que o deputado cobre melhorias no setor agrícola, uma vez que tem na associação uma farinheira, um secador de cereais e uma retroescavadeira que ainda não estão atendendo os associados.

Os produtores pediram apoio para solucionar a carência de agua que prejudica a comunidade local. O deputado aproveitou o encontro para esclarecer dúvidas e prestar conta de suas ações em Brasília. Ele cobrou da população do distrito maior consciência para escolher seus representantes, para que sejam eliminados os políticos que aparecem apenas na época de campanha eleitoral.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*