Deputado busca apoio para expansão de ensino

anselmopaimEm reunião com o senador Paulo Paim (PT-RS), interlocutor no Senado Federal de mobilizações em prol de políticas educacionais afirmativas, o deputado federal, Anselmo de Jesus (PT-RO), discutiu, em Brasília, a expansão universitária no interior de Rondônia. O deputado informou que está em debate em Ji-Paraná e em outros 11 municípios da região Central do Estado a criação da uma nova universidade federal no interior de Rondônia.
Ele ressaltou que o ensino superior disponível é insuficiente para atender à demanda além de apresentar considerável desigualdade regional.

Atualmente, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) oferece 29 cursos para a unidade de Porto Velho, desses apenas oito são destinados ao campos de Ji-Paraná. “Essa dificuldade deixa milhares de estudantes sem acesso ao ensino superior. Precisamos de apoio para que a expansão universitária, que vem sendo feita pelo governo Federal, chegue à região com maior densidade demográfica no Estado”. De acordo com os líderes do movimento pró-criação, o atraso histórico no desenvolvimento de uma universidade pública no interior de Rondônia fica mais evidente quando comparado com outras regiões do País, onde existem municípios com populações equivalentes ou menores que Ji-Paraná que já possuem universidades federais.

O senador Paim falou sobre a disponibilidade de contribuir com a iniciativa e debater com lideranças acadêmicas e a população de Rondônia. “Viajo o Brasil debatendo assuntos sociais relevantes, será um prazer ir a Ji-Paraná para participar desse momento histórico junto com vocês”, disse o senador, que deve vir ao Estado no próximo semestre. (AI)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*