Cremero promove curso de ética médica para residentes

Médicos que integram o programa de residência médica de Rondônia participam neste dia 13 de junho (quinta-feira próxima), em Porto Velho, do I Curso de Ética Médica para médicos residentes, promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero).

O curso – mais um módulo do Programa de Educação Médica Continuada – traz de volta a Rondônia o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, e a secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Maria do Patrocínio, que vão ministrar as palestras e atuar como debatedores. Além de participar da programação do Cremero, a médica Maria do Patrocínio deverá também inspecionar o programa de residência médica local.

Além de promover o trabalho de educação médica continuada, segundo explicou a presidente do Cremero, Maria do Carmo Demasi Wanssa, o Conselho pretende aprofundar nos debates em torno de temas considerados polêmicos, como preenchimento de prontuário e de atestados de óbito.

O evento terá inicio às 8h com palestra sobre “O Código de Ética Médica”, proferida pelo vice-presidente do CFM, médico Carlos Vital. “Após a exposição, os residentes serão divididos em quatro grupos, cada um acompanhado por um médico facilitador, para a realização dos trabalhos”, destaca Maria do Carmo.

 

Durante a realização dos trabalhos, o grupo um preparará uma exposição com o tema “Plantão (Presencial/Sobreaviso/Supervisão)”, com orientação da médica Maria do Patrocínio. O segundo grupo abordará o tema “Considerações Éticas na Unidade de Terapia Intensiva – Cuidados Paliativos”, sob a orientação do médico Carlos Vital.

 

O grupo três falará sobre “Publicidade Médica”, com acompanhamento da médica conselheira Rita de Cássia, e, por sua vez, o quarto grupo tratará da “Documentação Médica (prontuário, atestados de óbito e médico)”, sendo acompanhado pelo médico Eduardo Wanssa.

As apresentações, segundo adiantou Maria do Carmo, serão feitas em plenário.

Como o assunto em voga é a Residência Médica e a Ética, a médica Maria do Patrocínio, especialmente convidada, realizará palestra sobre o tema, com exposição geral sobre a residência médica no Brasil, e uma visão particular sobre o programa de residência em Rondônia.

Os trabalhos serão encerrados à noite, com reunião dos representantes da Coreme (Comissão de Residência Médica), da CEREME, das secretarias de Saúde Estadual e Municipal e com coordenadores das Residências Médicas. Ao final, haverá a simulação de um julgamento de processo ético, com explanações e debates.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*