Mais mil vagas para cursos profissionalizantes em Ji-Paraná

O Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho, Brasil sem Miséria  (Pronatec) já capacitou mais de mil pessoas em Ji-Paraná e para terceira etapa que se inicia nos próximos dias estarão disponíveis mais de mil vagas. Implantado no final de 2011, o município de Ji-Paraná foi a primeira cidade a disponibilizar o Programa em Rondônia. Nesta terceira etapa o Pronatec dispõe de 1102 vagas para o município, segundo o Mobilizador do Programa pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Rogério Crivelaro.

“Começou esta semana pelo Senac o curso de Auxiliar de Tesouraria”, afirmou Rogério. Na próxima segunda-feira o IFRO – Instituto Federal de Rondônia dá inicio ao curso de Operador de Computador.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Reigota informou ainda que para setembro dois novos cursos serão ofertados pelo Senac.

A prefeitura de Ji-Paraná é responsável pela pré-matrícula, através da Semas. Os interessados devem levar documentos pessoais e realizar a pré-matrícula na Secretaria de Assistência Social próximo ao Feirão do Produtor ou nos CRAs Jardim dos Migrantes, São Francisco e Roda Moinho no JK.

Sônia Reigota ressalta que as pessoas que fazem a pré-matrícula ou frequentam os cursos não perdem nenhum beneficio. “Muitas pessoas deixam de participar dos cursos por acreditarem que perdem o Bolsa Família”, exemplificou Sônia Reigota.

A prefeitura também fiscaliza a ação dos parceiros na execução dos cursos.

Estão previstos cursos de Confecção de Lingerie e moda praia; Padeiro e Confeiteiro, Eletricista de Automóveis e Eletricista; Costureiro, Mecânica de Sistema de Freios e Pizzaiolo.

O Senac disponibiliza vagas para o curso de Montador e Reparador de Computadores (montar, instalar, reparar e configurar dispositivos de hardware e sistemas operacionais de software). É exigido idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. No final de setembro vai começar o curso de auxiliar de Recursos Humanos (Rotinas de processos administrativos; atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação de desenvolvimento e desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios). A escolaridade mínima para quem optar por este curso é nível médio em andamento ou concluído.

Rogério Crivelaro também frisou que os participantes do Pronatec não perdem outros benefícios já conquistados. O reforço é para desmistificar o conceito formado por muitas pessoas que deixam de buscar a qualificação para não perder a transferência de renda.

 

Banco de Talentos – Outra informação importantes é que o município de Ji-Paraná assinou o Termo de Adesão ao Acessuas – Acesso ao Mundo do Trabalho 2013 com o Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Trabalho e Emprego. O termo já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, e deve ser implantado até o final deste ano o Banco de Talentos. “O objetivo é acompanhar e apresentar o egresso ao mercado de trabalho”, informou Rogério Crivelaro. Além de acompanhar a execução dos cursos, fazer a pré-matrícula os servidores da Semas vão conduzir os diplomados, talvez para o primeiro emprego. Este programa é um complemento do Pronatec, e vai da capacitação e treinamento até o encaminhamento ao serviço, otimizando resultados e fechando o ciclo de preparação e utilização para o mercado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*