PDT, PT e PMDB juntos em Rondônia

Mário Português, a preciosa aquisição do PMDB de Rondônia será mesmo candidato a deputado federal.

Novo vice

Para garantir apoio à reeleição de Confúcio Moura, o PDT abrirá mão de indicar o vice-governador.

Padre Tom

A vaga de vice-governador de Confúcio Moura para 2014 deve ser imposta de cima pra baixo. Com isso o vice será o deputado Padre Tom (PT) – uma indicação da cúpula de Brasília.

Pacto 2014

Esse arranjo selaria de vez o pacto entre PMDB, PT e o PDT que, por ter aberto mão de indicar o vice – teria apoio dos dois aliados para o candidato à reeleição senador Acir Gurgacz.

Mídia forte

Com essa manobra, estaria aí formado um grupo forte com quase 15 minutos de programa eleitoral na TV e no rádio.

Estratégia

Por mais eficiente que tenha sido até agora a desconstrução do governo Confúcio, por parte da oposição, 15 minutos de tempo na TV dá pra deitar e rolar. Ou seja: Confúcio não estará morto na campanha.

Coligação

Significa dizer que PTD e PT estarão coligados para tentar eleger deputado federal e deputado estadual. Já o PMDB se manterá sozinho no lançamento de nomes para deputado federal.

Outro lado

Com a suposta definição do grupo da situação, restará aos demais se unirem num grupo de oposição. A pergunta que se faz é a seguinte: em torno de quem?

Nomes

Em tese, restaria do outro lado apenas dois nomes para governo: José Bianco (DEM) e Alex Testoni (PSD). Muita gente acha que Expedito Júnior (PSDB) também estaria ano páreo. A questão é que ele tem esperanças, mas para dar certo, precisa combinar com o Supremo Tribunal.

Está quieto

Alex Testoni declarou inúmeras vezes que o candidato dele a governo é Confúcio Moura.

Independente

Vale lembrar que Alex está no PSD, cujo partido tem como presidente o deputado Federal Moreira Mendes, que até agora não sabe se conseguirá registrar a candidatura dele por pendências com a Justiça Eleitoral.

Kamikaze

O PSD tem ainda o presidente da Assembleia  Hermínio Coelho cujo ódio que ele sente por Confúcio Moura (PMDB) só não é maior que o ódio que sendo pelo Marcelo Bessa. Ou seja, se Alex for apoiar Confúcio, será ele apenas, e não o partido.

Fisiológico

Se bem que em Política tudo é possível, ainda mais em se tratando de um político como o Hermínio Coelho, que fala mal de todo mundo, com a mesma facilidade que pode mudar de opinião para encontrar argumentos para falar bem.

Incerteza

Já o deputado Federal Carlos Magno (PP-RO), que está na fila de transplante de fígado, poderia precisar de uma liminar para ser candidato a governador. Mas ele não está muito preocupado com candidatura. Segundo ele, a saúde vem em primeiro lugar.

Paciente

José Bianco (DEM) continua na dele. Há quem aposte todas as fichas que Bianco teria condições de reunir todas as forças contrárias a Confúcio em torno do nome dele para governador. Desde quando deixou a prefeitura de Ji-Paraná, há pouco mais de 10 meses, o projeto político dele era o de ser candidato a deputado – ou federal ou estadual. Sua candidatura a governo do Estado seria uma imposição da maioria – do consenso partidário.

Dificuldade

Aliás, depois do levante das redes sociais e da lei da ficha limpa, está difícil encontrar nomes de grande densidade eleitoral e com a ficha limpa.

Faz de contas 

Hoje  em dia é muito fácil burlar a Justiça Eleitoral. Repare que a data fixada em lei para filiação partidária pode ser facilmente burlada. Diz a lei que a filiação tem que ser um ano antes das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral não fiscaliza fichas de filiação, que ficam apenas no “âmbito partidário”. O TSE tira o corpo: “É o partido que faz o controle das listas, o judiciário não tem papel fiscalizador”, informa por sua assessoria. Isso abre caminho para que filiações posteriores a cinco de outubro ganhem “data retroativa”.

Agora lascou

Após a ameaça do governador Sérgio Cabral de apoiar o tucano Aécio Neves em 2014, o presidente do PT, Rui Falcão, prometeu ao presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), o que não pode entregar: a desistência de Lindbergh Farias, já em campanha para governador.

Chifre queimado

Tenta imaginar que situação chata. Três pessoas que trabalham na mesma instituição descobriram que um está pegando a mulher do outro. Pior ainda é que na mesa cidade um vereador descobriu que a mulher transformou a paixão dela do facebook para uma cama de motel. Ou seja: os anseios e desejos virtuais ganharam as ruas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*