Candidatura do PT é balão de ensaio

O deputado federal Padre Tom vai sentar onde a tia Creide já sentou: na cadeira da presidente do PT de Rondônia. Ô, raça que só pensa em sacanagem. A posse aconteceu último sábado em Porto Velho.

O PT decidiu no último sábado que terá candidatura própria para governador e que Padre Tom é o Cara. Numa remota hipótese de o PT lançar o Padre Tom candidato a Governador, o partido poderá ganhar muitos votos-legenda na eleição proporcional (porque tem candidato Majoritário), mas não será o suficiente para eleger deputado federal. Isso porque Padre Tom faz falta à nominada dos candidatos a deputado federal.

Vamos refrescar a memória. Padre Tom (PT) e Mauro Naziff (PSB) foram eleitos deputado federal porque o PSB e PT se coligaram. Mauro virou prefeito, assumiu o primeiro suplente – Anselmo de Jesus (PT). Imagine ano que vem caso o PT saia sozinho para deputado federal? Sem o Padre Tom candidato a deputado, você acha que Fátima Cleide conseguiria somar votos para cobrir o que Mauro Naziff teve e o Próprio Padre Tom? Pode ser. Se o PT coligar com outro partido, dependendo do nome forte que estiver no outro partido, corre o risco de fazer só um deputado e não será do PT.

Diante disso, não consigo ver o PT com candidatura própria para governador. Vejo o PT como vice do governador Confúcio Moura (PMDB). Vejo ainda que seria um desperdício para o PT lançar o padre Tom como vice-governador, sendo que politicamente ele seria mais útil  ao PT como deputado Federal, uma vez que o cargo a vice poderia ser ocupado por uma mulher. (Seria o único fato político a ser explorado na tentativa de reeleição do Confúcio).

É muito mais importante para a Tia Dilma Rousseff e o PT ter dois deputados federais de Rondônia e senador, nem que seja aliado, no caso, Acir Gurgacz (PDT-RO) e Valdir Raupp (PMDB-RO) do que ter um governador num estado com um milhão de leitores. Ainda mais que o PT nacional terá novamente como vice o PMDB!

Diante do que escrevo, fico rindo sozinho ao ver o PT de Rondônia arrotar independência para impressionar o eleitor. Ora bolas, é o mesmo que lagartixa na frente de formiga fazendo pose de jacaré.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*