Deputado denuncia empresa que causou dano ambiental bilionário em Vilhena

Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou requerimento para que a estatal envie todos os seus contratos com a Schahin Engenharia, do empresário Salim Schahin. A empresa foi condenada em cerca de R$ 1 bilhão pelo rompimento de uma barragem em Rondônia. A Schahin, que fica agora fragilizada, tem contratos bilionários com a Petrobras, comandada por Graça Foster. O rquerimento foi apresentado pelo deputado Carlos Magno (PP), ex-prefeito da cidade de Ouro Preto do Oeste e que também já exerceu mandato na Assembleia Legislativa,

Com a medida, o Congresso Nacional deposita mais uma bomba no colo da Petrobras. Um dia depois de aprovar um requerimento para que os contratos da empresa no exterior sejam investigados, o novo pedido foi acolhido pelos parlamentares. Desta vez, para que sejam fornecidos os contratos da estatal comandada por Graça Foster com o grupo Schahin. O motivo: a empresa, do empresário Salim Schahin, foi condenada em cerca de R$ 1 bilhão num processo arbitral em razão do rompimento de uma barragem, a de Apertadinho, que estava sob sua responsabilidade, a poucos quilômetros de Vilhena.

“Como já confirmado por esta Comissão, o grupo Schahin e seus acionistas são prestadores de serviços e arrendatários de plataformas e navios para a Petrobras, em contratos que perfazem um valor global superior a 10 bilhões de reais”, diz o texto do requerimento. “Com essa condenação o impacto financeiro sobre o grupo Schahin pode afetar sua situação financeira, fazendo com que o mesmo pare de performar seus contratos com a Petrobras”.

A decisão da corte arbitral, que condenou o grupo Schahin, foi publicada no último fim de semana no jornal Estado de S. Paulo e motivou o requerimento de Carlos Magno. Antes dessa condenação, a Schahin já havia sofrido outro revés, com a intervenção no Banco Schahin, instituição financeira que acabou sendo incorporada pelo BMG.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*