Veja quem tem chance de virar deputado federal, segundo Roberto Gutierrez

Pode até ser considera ousadia deste colunista uma análise de prováveis candidatos, as possíveis coligações e os que poderiam ser eleitos em outubro de 2014. O que estou fazendo pode até ser imprudente, pois, não há como agradar a todo mundo, afinal, são apenas oito vagas para deputados federias de Rondônia.

Quero deixar claro que se trata apenas de uma análise levando em conta eleições anteriores, redutos eleitorais aos que os citados pertencem, leva em conta ainda a conjuntura estadual quando ao desgaste, inclusive, a nova geração que começa a surgir no cenário político.

 PMDB

O PMDB trabalha com a possibilidade de conquistar três vagas, torcendo por uma quarta. Se fosse para apostar, acho que Marinha Raupp, Lindomar Garçon e Lúcio Mosquini poderiam configurar como favoritos. Temos ainda Amir Lando, Júnior Donadon, Marcelo Bessa e os novatos Alexandre Dartiballi e a advogada  Veralice Veris.

 Grupo Cassol

Outra coligação que, ao meu ver, tem potencial para conquistar três vagas para deputado federal é a que tem Ivo Cassol como patrono. PP, PR, PTB e PT (provavelmente) teria como favoritos Nilton Capixaba, Carlos Magno, Roberto Sobrinho, Anselmo de Jesus, Luiz Cláudio, a esposa do Rover – Lizângela, Flávio Lemos e Ivan da Saga.

 PDT/PSB

Outra suposta coligação que poderia chegar a uma vaga conquistada para deputado federal reuniria o PDT e o PSB. Nela temos uma briga de foice com Marcos Rogério, Dalton Di Franco, Daniel Pereira, Almir Suruí e Júlio Olivar.

PSDB, PSD, PSC e SDD

Outra coligação que sonha com duas vagas, mas a possibilidade de uma é mais real teriam juntos o PSDB, PSD, PSC, PSDC e SDD. Nela temos potenciais como Mariana Carvalho, Agnaldo Muniz, Hermínio Coelho, Edgar do Boi, Neto Júnior e Jairo Beneti.

DEM 

Se o DEM lançasse José Bianco como candidato a deputado Federal existiriam duas fortes possibilidades: de que os Democratas se juntassem com a coligação PDT/PSB ou com a coligação PSDB/PSD/PSC/SDD. Na minha ignorante visão, o ingresso de Bianco poderia oxigenar esperanças de chegar a duas vagas.

 

Observação: coloquei apenas os nomes dos quais, no meu entendimento, têm chances. Existem mais pretendentes que vão disputar eleição para deputado federal, mas esses não os citei de propósito para não desanimá-los diante da opinião pública.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*