57 milhões de votos falam: junho não acabou

sedilmaDilma ainda é a favorita para vencer a eleição, mas a chance de Aécio está na conquista do sentimento de mudança que embalou Marina – e que a abandonou às vésperas do primeiro turno. Entendo que o debate na Rede Globo foi importante para isso. Dilma não ganhou e nem perdeu, Marina se deu mal no debate. Aécio acabou se dando melhor e isso foi decisivo para ele ir para o segundo turno.

A classe média urbana que votou na oposição; os pobres votaram em Dilma. O que mudou de 2010 para cá, irrefutavelmente? Os protestos de junho de 2013 – e os sentimentos que os definiram. São sentimentos que persistem, e cujos efeitos ainda podem decidir esta eleição presidencial.

Eles se misturam: desejo de mudança, repulsa à política, rejeição ao PT, desencanto, raiva, esperança. O desejo generalizado de mudança, comprovado pelas pesquisas, confunde-se à rejeição ao PT – um fenômeno consistente, que cresce nas classes médias urbanas. Somando-se Aécio e Marina, esses sentimentos somam quase 57 milhões de votos. É gente que, se não foi para a rua em junho do ano passado, aplaudiu quem estava lá. E vaia o PT.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*