Ji-Paraná terá 100% de esgotamento sanitário

Asinatura do contrato Programa - Esgotamento Sanitário xFoi assinado hoje o contrato do programa prevendo a implantação da rede de esgoto sanitário em 100%  da cidade de Ji-Paraná. O valor total do investimento é de R$ 184 milhões, recursos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida de cerca de R$ 15 milhões do Governo do Estado.

Com a assinatura do contrato realizada hoje pelo Prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) e a Presidente da Caerd, Iacira Azamor, o Governo do Estado já está liberado para firmar convênio com a Caixa Econômica Federal e iniciar o processo licitatório da obra que atenderá todas as residências no Município.

O Contrato de Programa e as formas de execução dos serviços de esgotamento sanitário foram apresentados a população e sociedade civil organizada na manhã de hoje durante audiência pública realizada pela prefeitura de Ji-Paraná e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Ji-Paraná (Agerji), no plenário da Câmara Municipal.

Segundo previsão das autoridades, as obras deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2015. Participaram também da audiência, a representante do PAC no Estado, Rosalina Moreira, o presidente da Agerji, Clederson Viana, a secretária municipal de meio ambiente, Katia Casula, a vereadora Márcia Regina (PT) o vereador Lorenil Gomes (PSC) e os vereadores: Paulo Moura (PSB) e Joaquim Teixeira, (PMDB).

Para o prefeito Jesualdo Pires, Ji-Paraná vivencia um antigo sonho. “Hoje estamos cumprindo mais um sonho para esta cidade que com apenas 37 anos já terá seu sistema de esgoto, coisa que muitos municípios médios no Brasil não possuem. Agradeço ao governador Confúcio Moura, à Caixa Econômica e à presidente Dilma Rouseff, por esta grande vitória que é de todos nós ji-paranaenses”, afirmou Jesualdo.

O prefeito também destacou o papel dos vereadores na aprovação do prazo à CAERD. “Este apoio dos vereadores foi muito importante, aprovando a concessão dos serviços de esgotamento por 15 anos, sem o que não seria possível esta conquista”,  agradeceu. Respondendo a um dos munícipes sobre os transtornos que a construção da rede de esgotos trará, Jesualdo afirmou em tom bem humorado: “Como diz o ditado antigo, não se pode fazer omelete sem quebrar os ovos”.  E obteve da presidente da CAERD o compromisso de recuperar todos os eventuais danos às vias públicas durante a execução da obra.

A presidente da CAERD, Iacira Azamor, destacou como privilégio a aprovação do projeto para Ji-Paraná. “Vocês estão de parabéns por esta conquista tão significativa, pois somente para os senhores terem uma ideia, o projeto do esgotamento sanitário em Porto Velho, ainda não foi licitado. Aqui em Ji-Paraná, isto é uma realidade e aconteceu graças à parceria entre o governo do Estado, a CAERD e o esforço do prefeito Jesualdo Pires”, frisou.

“Quando as obras estiverem concluídas, 100%  da cidade estará coberta pelo esgotamento sanitário. Isto contribuirá para a redução de doenças transmitidas por mosquitos, como é o caso da dengue, além dos ganhos na melhoria ambiental”,  adiantou a representante do PAC, Rosalina Moreira.

De acordo com o presidente da Agerji, Clederson Viana, a decisão do prefeito Jesualdo foi o que viabilizou o projeto. “A concessão do prazo de 15 anos para os serviços de esgoto, foi o ato mais corajoso e acertado da administração do prefeito Jesualdo Pires e Marcito Pinto, pois sem ela não estaríamos aqui e seria impossível a licitação dessas obras”, afirmou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*