Ji-Paraná sedia a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa

A Prefeitura de Ji-Paraná  organiza nos dias 22 e 23 deste mês, a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa com o objetivo discutir  temas relevantes que dizem respeito à realidade de uma faixa importante e cada vez mais numerosa da população, que são as pessoas acima de 60 anos. O evento terá lugar na Câmara Municipal, a partir das 8 horas, estendendo-se por todo o dia, até as 17 horas e reunirá representantes de quatro cidades próximas a Ji-Paraná (Alvorada do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis e Urupá).

O tema escolhido para esta conferência  é: Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – Por um Brasil de todas as idades, que será abordado em quatro eixos, a saber: 1) Gestão de programas, projetos e ações; 2) Financiamento (Fundo do Idoso e Orçamento Público); 3) Participação (política e controle social); e  4) Implantação e fortalecimento da rede intersetorial de atenção e cuidados à pessoa idosa.

Além de analisar a realidade que envolvem os idosos, o temário vai contemplar a votação e a aprovação de propostas de interesse desta parcela dos cidadãos para serem levadas à etapa estadual, a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para acontecer já neste mês de julho, em Porto Velho. Esta, por sua vez, terá como missão o encaminhamento de questões para a fase nacional, marcada para ocorrer em dezembro, na capital federal. “Vamos eleger dez delegados para comparecer à conferência lá em Porto Velho e, por isso, é importante que haja uma participação grande da população e de entidades que possam nos representar bem”, esclarece Carla Rosana da Silva, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*