Informativo da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná

Sessão

A 15ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (9), foi presidida pelo presidente em exercício Lorenil Gomes (PSC) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projeto, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

Comitiva

Uma comitiva de chineses veio para Ji-Paraná na última segunda-feira (8), acompanhados pelo senador Acir Gurgacz para discutir a construção da ferrovia transoceânica que passará pelo estado. Edivaldo Gomes (PSB) explanou que o principal interessado para esta saída para o pacífico é a China. Gomes salientou que foi assinado ano passado um protocolo de intenções que estabeleceu o investimento de 10 milhões de dólares à obra.

Comitiva II

Edivaldo Gomes (PSB) ressaltou que grandes empresários e líderes políticos da China estiveram em Ji-Paraná. “Eles têm grande interesse no país, então quem pensa que esta ferrovia sairá em 20 anos, pode estar certo que não levará este tempo. Os chineses têm pressa nessa obra. Parabenizo o senador Acir Gurgacz por liderar esta comitiva. Só alguém com grande respeito conseguiria trazer esta realidade ao estado. Também parabenizo Miguel de Souza, foi um dos líderes políticos, que há muito tempo já visualizava a ferrovia”, falou Gomes.

Livro

Pelo meu coração passa um rio”, de José da Penha foi mencionado por Edivaldo Gomes (PSB) que cumprimentou o escritor presente na sessão e falou sobre a importância da bibliografia local. Ele destacou que é autor de lei para que o município disponibilize o ensino da história e geografia regional e que teve parecer da administração municipal que livros estão sendo comprados.

Títulos

O vereador salientou que recebeu dois títulos esta semana da população. Como apresentador mais destacado e vereador mais atuante. “Sempre falo que não sou vereador sozinho. Temos o apoio do prefeito, do governador e da base federal e estadual que atendem as minhas causas”, completou.

Creche

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) teve aprovado o requerimento solicitando a construção de uma creche no bairro Capelasso, visando proporcionar aos moradores mais comodidade e tranquilidade em deixar suas crianças para poder trabalhar.

Caerd

Joaquim Teixeira (PMDB) declarou que tem andado em bairros e que a Caerd está envergonhando o cidadão de Ji-Paraná. “Deixo aqui minha indignação contra esta companhia. Tem famílias ficando até semanas sem água. Uma falta de respeito”, pontuou.

Obras

O secretário Valdecir Gomes foi parabenizado no discurso de Joaquim Teixeira (PMDB). Ele salientou que a chuva passou e que as equipes da Secretaria de Obras está mostrando que fazem um excelente trabalho.

Marcha

O vereador teceu comentário sobre a Marcha para Jesus, que transmitiu paz para o Brasil; e mostrou sua indignação sobre os acontecimentos na Parada Gay.

Recapeamento e Sinalização

O vereador Edilson Vieira (PMDB) teve aprovado os requerimentos pedindo o recapeamento da malha asfáltica e sinalização da rua Xapuri, início da BR-364 até a avenida das Seringueiras (T-14), no bairro Cafezinho; e na avenida 6 de Maio, início da BR-364 até a rua Fernandão, no bairro Dom Bosco.

Semosp

Edilson Vieira (PMB) disse que a Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) traçou um cronograma e iniciou a recuperação dos pontos críticos em ruas que foram castigadas pelo período chuvoso. O vereador tem acompanhado os trabalhos.

Eletrobras

O preço cobrado pela empresa Eletrobras não condiz com a realidade, conforme C. Gomes (PSDB). Ele explicou que fez alguns cálculos com contas de energia elétrica do seu bairro e constatou que as taxas estão abusivas. C. Gomes discursou que vai levar esta questão para a Audiência Pública que será realizada na Câmara de Vereadores no próximo dia 26.

Desempenho

Na Secretaria de Assistência Social, o vereador C. Gomes (PSDB) ressaltou que a titular Sônia Reigota está desempenhando um excelente trabalho à frente da pasta.

Trabalhos

C. Gomes também esclareceu que foram licitadas obras em várias ruas e que vai fiscalizar estes trabalhos, pois há várias empresas, que intitulou de “pasta”, que ganham as licitações e não conseguem terminar a construção.

Missa Sertaneja

Neste último fim de semana houve a 8ª edição da Missa Sertaneja. Márcia Regina (PT) parabenizou a todos que estiveram à frente deste trabalho que resgata a raiz do povo sertanejo.

Pavimentação

A vereadora também parabenizou os moradores da rua Sena Madureira. Ela salientou que teve a informação que o dinheiro foi depositado, mas que o dinheiro não caiu na conta. Ela foi junto aos moradores para esclarecer sobre a verba do serviço de bloqueteamento. Márcia falou que tudo que o município pode fazer foi feito, e que agora cabe ao governo do Estado depositar o recurso, fruto de emenda do deputado estadual Hermínio Coelho, do deputado estadual Maurão de Carvalho e parte do ex-deputado federal Moreira Mendes.

Educação

Márcia Regina (PT) informou que a educação no campo em Ji-Paraná tem recebido um olhar carinhoso. E na próxima sexta-feira (12), às 9 horas, será entregue a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Professor Irineu Antônio Dresch, com a sala de descanso, fruto do pleito da vereadora.

Agricultura

A vereadora parabenizou a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) pelos grandes préstimos e trabalhos nesta cidade. Márcia Regina comentou sobre a solenidade de entrega de equipamentos e máquinas agrícolas para associações e cooperativas de produtores rurais, que será realizada na próxima quinta-feira (11), às 9 horas, na Semagri. Na oportunidade serão entregues 24 tratoritos e 47 roçadeiras.

Audiência Pública

Na Sessão foi aprovado o requerimento dos vereadores Lincoln Astrê (PP) e Júnior do Postinho (DEM) pedindo Audiência Pública para debater as tarifas abusivas de energia elétrica em Ji-Paraná. O evento será realizado no dia 26 de junho, das 8h30 às 12 horas, no plenário da Câmara. “A Audiência Pública será realizada em função de que, no último semestre houve, de maneira abusiva, reajustes nas tarifas de energia elétrica em nosso município e, desse modo, onerando de forma absurda, seus consumidores”, afirmaram. Lincoln Astrê (PP) convidou todos para prestigiar o evento, que contará com a presença de diversas autoridades.

Energia Elétrica

Lincoln Astrê (PP) comentou na tribuna sobre o alto valor da tarifa de energia em Rondônia. “Vou continuar insistindo que pagamos a taxa de energia mais cara do Brasil. E isso é injusto, pois produzimos a melhor energia do país, produzimos mais de 14% de energia e por que pagamos a energia mais cara?”, questionou o vereador.

Agradecimento

O vereador agradeceu o prefeito Jesualdo Pires (PSB) pelo secretário de Obras, Valdecir Gonçalves e sua equipe que tem realizado um grande trabalho, atendendo a população. “Tive a oportunidade de voltar nesta semana no Parque dos Ipês e observei a iluminação, que foi um pedido meu. A rua Rondônia está iluminada. E agradeço pelo que foi feito neste bairro. Foi feito um paliativo, que facilitou a entrada e saída dos veículos”, salientou.

Caerd

Lincoln Astrê (PP) disse que a Caerd tem feito um péssimo trabalho no município de Ji-Paraná prejudicando a população, principalmente as pessoas de baixa renda que não tem condições de comprar outra caixa de água.

Recuperação

Com o objetivo de atender as reivindicações da população, a vereadora Ida Fernandes (PV) teve aprovado os requerimentos solicitando a recuperação da malha asfáltica da rua Antônio Meronho no bairro São Bernardo; da rua Das Mangueiras, visando desafogar o trânsito; e rua Vitória Régia a partir da rua Ji-Paraná nos bairros São Bernardo e Novo Horizonte.

Parabéns

O vereador Lorenil Gomes (PSC) agradeceu e parabenizou o senador Acir Gurgacz (PDT), que tem feito um trabalho diferenciado em Ji-Paraná e no Estado de Rondônia. O vereador parabenizou também o deputado federal Marcos Rogério (PDT) pelo grande trabalho que vem realizando. Lorenil parabenizou os vereadores Lincoln Astrê (PP) e Júnior do Postinho (DEM) pela iniciativa de realizar uma Audiência Pública para debater as tarifas abusivas de energia elétrica em Ji-Paraná.

Repúdio

Lorenil Gomes (PSC) comentou sobre a Parada Gay e mostrou sua indignação e tristeza com as brincadeiras que foram feitas com imagens de Cristo. “Respeitem aqueles que têm sua fé em Cristo”, ressaltou.

Riachuelo

O vereador agradeceu o secretário municipal de Obras, Valdecir Gonçalves por atender seu pedido de limpeza do bairro Riachuelo. “O bairro está sendo limpo e posteriormente serão cascalhadas algumas ruas, dando acessibilidade em todo o bairro”, informou.

PROJETO APROVADO EM VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei n° 3362 (2516 de Origem), que Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, no montante de RS 2.020.342,12 (dois milhões, vinte mil, trezentos e quarenta e dois reais e doze centavos) para atender as necessidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*