Associação de São Francisco do Guaporé recebe bitrem de calcário para lavoura de café

São Francisco Guaporé - Aspruterfer -  Foto Dhiony Costa e Silva

Os produtores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Terra Fértil (Aspruterfer), da linha 6 , comunidade Sagrado Coração de Jesus, no município de São Francisco do Guaporé, distante da capital Porto Velho cerca de 603 quilômetros, receberam no sábado (11),  35 toneladas de calcário mediante emenda ao orçamento do deputado estadual  Lebrão (PTN), com a contrapartida e transporte do governo do  Estado.

O presidente da associação, Manoel da Silva, disse que o calcário será usado na lavoura do café, carro-chefe da comunidade. “No momento iremos usar o calcário  no café clonal. Começamos ano passado com o plantio do clonal. O calcário  será  para quem realmente  vai aplicar.”

Durante a solenidade, a prefeita  de São Francisco do Guaporé, Gislaine Clemente, entregou um caminhão para a associação transportar café e insumos,  e destacou os números de produtividade do município. “Incrementamos o Serviço de inspeção Municipal (S.I.M)  para valorizar nossas agroindústrias. Instalamos o laboratório  de  análises  de solo e estamos comprando um Bitrem  para transportar calcário aos produtores do município.”

Segundo o secretario de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, o estado de Rondônia passa por uma fase de modernização dos tratos culturais. Os produtores têm buscado cada vez mais a capacitação tecnológica de suas propriedades e culturas.

“O governo do Estado não é diferente. Com o Rondônia Rural Show temos levado ao homem do campo tecnologias para aumentar a sua produtividade e renda.  Além de investimentos na usina de calcário da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), em Pimenta Bueno,  que  abastecerá o estado e exportará para os estados vizinhos. Levamos  tecnologia ao homem  do campo. Temos que mecanizar o campo e Rondônia, assim fortalecemos  as associações. Hoje o governo transporta o calcário para associações e cooperativas de graça. Estamos incentivando a produção, comercialização e industrialização,” apontou Padovani.


Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Decom – Governo de Rondônia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*