Ji-Paraná terá Conselho de Desenvolvimento Econômico

A cidade de Ji-Paraná terá implantando nos próximos dias o Conselho de Desenvolvimento Econômico que será formado por representantes da Prefeitura Municipal, ACIJIP, CDL, Facer, Sebrae, OAB, CREA, Entidades de Ensino Superior, BASA, Banco do Brasil e Caixa Econômica.

O Condeji, como está sendo chamando, terá como finalidade de estudar e oferecer incentivos à política de desenvolvimento empresarial do Município; promover estudos relativos a concessão de incentivos e benefícios às empresas que venham a se instalar na cidade, e àquelas empresas que promoverem ampliações em sua estrutura.

Também ficará sob responsabilidade do Condeji a politica de concessão de lotes do novo distrito empresarial da cidade de Ji-Paraná. Serão os membros do Conselho que farão a avalição das propostas técnicas para obtenção de áreas públicas voltadas para finalidade empresarial na cidade.

O primeiro passo já foi dado com a aprovação da Lei Municipal nº 2850, de autoria do Poder Executivo, que regulamentou as atribuições do Conselho. Nos próximos dias as entidades representativas indicarão seus membros titulares e suplentes para compor o Conselho.

Na noite de ontem (14), na Sede da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP), ocorreu a primeira reunião com as entidades vinculadas ao Conselho, quando foi apresentado o projeto técnico de estruturação do novo distrito empresarial da cidade de Ji-Paraná e também modelos de outras cidades brasileiras que possuem distritos empresariais viáveis e bem-sucedidos.

Presente a reunião, o Prefeito Jesualdo Pires (PSB), disse que, prioritariamente o Condeji terá a finalidade de criar instrumentos eficazes para alavancar a economia do município e estabelecer as condições para a implantação de novas empresas no Distrito Empresarial.

Já o presidente da ACIJIP, Hugo Araujo, ressaltou  o desejo das entidades vinculadas ao Conselho em desburocratizar a vida dos empreendedores. “É um conselho que buscará facilitar para quem deseja investir em Ji-Paraná. Uma cidade se desenvolve, quando o setor privado está em ascensão, gerando mais empregos, renda e fazendo com o dinheiro circule em maior escala na cidade”, salientou.

 

Distrito Empresarial – Adquirido pela prefeitura de Ji-Paraná por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal, o distrito empresarial do município conta com uma área de terras, medindo 100 hectares, ou um milhão de metros quadrados, localizado às margens da BR-364, saída para Presidente Médici. Na aquisição foram investidos R$ 3 milhões na aquisição da área. Com a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, os membros poderão deliberar sobre o tamanho dos lotes e as condições para concessão às empresas, bem como discutir os investimentos em infraestrutura que serão realizados no local.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*