EMTU convoca táxis de Ji-Paraná para vistoria obrigatória

Nesta segunda-feira (9) a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) dá início à vistoria obrigatória na frota de 120 táxis que rodam em Ji-Paraná. O trabalho será realizado de acordo com o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro, de modo a verificar aspectos que confiram  segurança ao condutor do táxi bem como aos passageiros que utilizam este meio de  transporte durante a semana na cidade.

A fiscalização será feita na sede da EMTU somente no período da manhã, a partir das 8 horas. “Vamos destacar funcionários exclusivamente para este serviço e assim ele deverá ser feito sem maiores problemas”, esclarece o diretor de Trânsito e Transporte, Walter Leitão. Segundo ele, as duas associações de taxistas da cidade, a Astajir e a Acontáxi, receberam com antecedência um calendário informando a data exata para que os motoristas cumpram esta exigência.

Os agentes da EMTU vão examinar itens como a documentação do veículo; os sistemas de sinalização, de iluminação, de freios, de direção de eixo e suspensão, além do estado de pneus e rodas. Também serão vistoriados o funcionamento das portas e tampas, os vidros e as janelas, o estado dos bancos e da carroçaria, além do chassi e estrutura geral do veículo.

A frota melhorou muito a sua qualidade e as vistorias têm ajudado neste sentido. Elas também contribuem muito para evitar acidentes. Imagine um veículo que está com pneu careca. Este problema será acusado na vistoria e precisará ser sanado porque o táxi só vai receber o selo de vistoria depois de inteiramente regularizado”, acrescenta Leitão. Ele frisa que a preocupação do Poder Público é com a segurança do serviço prestado, que é uma concessão da municipalidade às associações de taxistas. “Quem não se submeter à vistoria pagará multa e ainda poderá ficar impedido de exercer o seu ofício”, alerta o diretor.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*